Apicius ou o reino do foie gras..

Na segunda feira à noite fui conhecer este novo restaurante, em São Bento. Como bom prenúncio o Apicius abriu em Agosto deste ano no mesmo lugar onde durante vários anos funcionou um dos meus restaurantes favoritos, o Umai.

Mas logo para começar o que este tinha de mau, o Apicius tem de bom, ou seja, a decoração. No lugar de uma sala fria, branca e com luz de casa de banho, nasceu um ambiente cosy, com paredes forradas a madeira, luzes baixas, flores secas, estantes com livros. Tão, mas tão acolhedor.

images

A juntar a isto, os donos do espaço, Francisco Magalhães e Joana Xardoné (ex-2780 Taberna e Penalti), são um casal hiper simpático e com imenso talento e criatividade.

images-4

À falta de um sítio assim em Lisboa, os jovens chefs resolveram fazer do foie gras o rei e senhor deste restaurante e daí o seu nome. Reza a história que Apicius terá sido um gastrónomo romano do século 4 AD que terá inventado várias receitas, entre elas o foie gras.

E indo então sem mais delongas para o menú dos deuses que me me coube provar e que aconselho vivamente, tudo começou pelo couvert: manteiga de amêndoa com broa esfarelada e crocante  e manteiga de alho e coentros. Estavam excelentes mas gostei principalmente da primeira.

Seguiu se um foie gras com flor de sal, pimenta preta, pimenta rosa e tomilho que estava divinal. Para acompanhar foi sugerido um vinho Porto branco seco.

Unknown-1

Como prato principal, serviram-nos o escalope de foie gras com puré de beterrabada e crumble de cacau, uma mistura de sabores perfeita. Acompanhou com um vinho branco chardonnay da Bairrada.

images-2

 

Para terminar e caso nunca antes visto, também na sobremesa o foie gras meteu o dedo. Resultado um iogurte greco com mel e amêndoas tostadas regado com a gordura do foie. Muito bom.  A acompanhar, foi nos servido um tinto também da Bairrada, da casta cabernet sauvignon.

Que jantar maravilhoso e tão especial já que não é de todos os dias que conseguimos encontrar um restaurante a servir foie gras e ainda por cima com tanta criatividade. A repetir sem dúvida.

 

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios têm *.


Preencha o CAPTCHA *