O Painel de Alcântara fechou…

O Painel de Alcântara fechou. E eu estou triste. Fui lá a semana passada tentar marcar uma mesa e bati com o nariz na porta. No prédio, a placa “Vende-se”.
Na verdade já tinha ouvido rumores mas não quis acreditar.
O Painel de Alcântara era para mim – e para muita gente- um dos melhores restaurantes de Lisboa. E arredores.

o-painel-de-alcantara
Tinha um cozido à portuguesa fenomenal, um bife com molho de pimenta verde como não há igual, acompanhado de um esparregado e de umas batatas fritas sublimes. Tinha um cabrito maravilhoso, uns filetes soberbos. No fundo era tudo muito bom. Muito caseiro.
Os empregados uma simpatia, o espaço castiço.

o-painel-de-alcantara-1
Difícil era conseguir mesa e a reserva era mais que obrigatória, mesmo durante a semana. Até que há uns 2 anos mudaram de espaço, modernizaram-se e estragaram tudo, pelos vistos.

Unknown-8
No Painel de Alcântara passei muitas noites. Em jantares de amigas, a dois, de amigos, de aniversários. Passei muitos momentos felizes. E agora sinto me um bocadinho órfã. Onde é que vou comer um cozido como aquele?

images-24
Eu adoro a onda de novos restaurantes que tem aberto por Lisboa. Adoro ceviche, risoto, sushi, tacos e hambúrgueres… Cozinha de autor, de mercado e gourmet… Mas se isto implica que os bons restaurantes da cidade que têm comida tradicional,história e memórias acabem por fechar… Parem o comboio que eu quero sair 🙁

6 comentários

  1. Já há alguns anos que a qualidade dos pratos vinha a decair. Fui pela primeira vez ao Painel em 1996. Interregno de 3 anos e nova visita, a que se seguiram muitas outras. Dei o espaço a conhecer a muitos amigos, tornei-me com a minha mulher cliente habitual. Até 2008 ou 2009, não havia ano que lá não fosse. Depois trabalho, filha, as idas tornaram-se esporádicas. Estive novamente 3 anos ausente. No regresso notei a diferença. Repeti a ida mais uma ou duas vezes, não se tivesse dado o caso de ter apanhado um dia mau. Não era. Não mais lá voltei. Lamento mas não estranho o ocorrido. Ficam as memórias de belas refeições, maravilhosos convívios.

    R.

    • Eu fui muito lá entre finais de 90 até por volta de 2009. A partir daí fui menos vezes e quase sempre para comer o belo do cozido. Tenho pena, para mim era um sítio único ;-( ficam as memórias…

  2. Olá! Se me permite uma breve nota, comunico que a partir de dia 02 de Setembro de 2016, pelo jantar, o Painel está de volta. Embora com um conceito ligeiramente diferente, estamos em crer que alguma da magia do anterior espaço possa estar de volta.

    Cá a esperamos para uma visita.

    Melhores cumprimentos

    Nuno Fonseca

    • Que óptima noticia. É em que sitio? Desejosa de ir conhecer. Obrigada pela partilha.

  3. que boa noticia, sera possivel obter o novo numero de telefone e o tipo de comida que servem

    so jantar ou tambem almoco

    obrigado

    jose serzedelo

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios têm *.


Preencha o CAPTCHA *