Sobrou bacalhau cozido da consoada?

Esta é uma óptima receita para aproveitar as sobras:

DSC_5293

Bacalhau a São Paulo

Estive em São Paulo pela primeira vez há cerca de dois anos. Perto do Natal, a visitar uns amigos, que cada vez há mais “portugas“ do lado de lá. Achei a cidade gigante, com um trânsito a roçar o infernal, bairros animados, restaurantes de topo, bares sem fim, lojinhas com preços de fazer revirar os olhos.

Entre passeios pelo parque de Ibirapuera, deambulações pelo bairro dos “Jardins”, jantares em Itaim Bibi e noites de copos em Vila Madalena, ficou-me especialmente a recordação da visita ao Mercado Municipal de São Paulo. Sou assim e não há nada a fazer, gosto de mercados; e principalmente quando são como este, com bons produtos e muito bem apresentados. Pelo “Mercadão” vi bancas de enchidos que fariam inveja aos nossos beirões, expositores de queijos que não envergonhariam nenhum mercado francês, prateleiras e prateleiras de molhos e de massas com tal variedade que nem os italianos ainda as inventaram. Mas foi mesmo o bacalhau que veio direito ao meu coração. Em postas altas, de cor perfeita, chamou tanto por mim que tive de levá-lo para casa; neste caso para casa dos meus amigos; para um almoço domingueiro, à boa moda portuguesa. Com legumes e regado com um bom azeite. A relembrar a “comida lá de casa”, a relembrar Portugal. Algures na Moema. Muito perto do Natal. Lá longe no “país irmão”.

4 pessoas

  •  500 gramas de bacalhau
  • 600 gramas de bróculos
  • 500 gramas de cenouras
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de alho em pó
  • azeite
  • sal
  • pimenta preta moída na hora

Comece por cozer o bacalhau – já previamente demolhado – num tacho com água.

Um detalhe: gosto de cozer o bacalhau com lume muito muito forte; quando a água estiver a ferver em cachão o bacalhau entra; depois de levantar fervura fica pronto em 3 minutos, se for posta fina, e 5 minutos se for posta alta do lombo; verá que fica suculento e sai em lascas.

Desfie as postas e salteie numa frigideira com um fio de azeite e o alho.

Num tacho à parte, coza os bróculos e as cenouras, de preferência a vapor.

Num pequeno púcaro coza os ovos durante 12 minutos. Quando prontos corte-os aos pedacinhos.

Numa travessa funda, misture o bacalhau, os legumes cozidos cortados e os ovos. Tempere com o azeite e a pimenta preta e misture bem. Se quiser pode ainda polvilhar este prato com um pouco de broa esfarelada, ou adicionar umas azeitonas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios têm *.


Preencha o CAPTCHA *