Rota da terra fria…ou como passar uns dias fantásticos

Não é segredo para ninguém que adoro viajar, mas também nunca escondi que quanto mais viajo mais chego à conclusão que o nosso país é lindo. De Norte a Sul, do Litoral ao Interior.

Se no Verão gosto muito de rumar a Sul, principalmente para a Costa Alentejana e para a zona Vicentina, no Inverno é o Norte que me chama. Adoro passar um fim de semana prolongado ou sem o ser, a passear pelas vilas e aldeias do nosso Portugal profundo, a saborear um tinto à beira de uma lareira ou a petiscar as iguarias da gastronomia local – venham daí os enchidos,  as postas mirandesas, o pão cozido em forno de lenha, o cabrito de Montesinho ou as broinhas de nozes de Bragança.

 

É no Inverno que as regiões do Norte ganham para mim mais cor, com o frio e com o fim das colheitas, saiem as gentes à rua para fazer a festa. Os rios e riachos estão cheios e, nas zonas de maior altitude, com a neve torna-se ainda mais pitoresco o cenário das aldeias.

Trás-os-Montes é o destino (muito bem) proposto para uma escapada de Inverno no site Rota da Terra Fria e eu já estou aqui a planear o meu próximo fim de semana de passeio.

Neste site há escapadinhas a partir de 99 euros  – 2 noites/3 dias – incluindo alojamento, jantares e almoços em restaurantes regionais, uma visita a um centro histórico à escolha e a um museu relacionado com a cultura e a tradição da Terra Fria Transmontana e  ainda para os mais radicais uma descida de canorafting.

Estas escapadinhas incluiem ainda a visita a uma oficina de artes e ofícios com artesãos locais (fabricação de instrumentos musicais tradicionais mirandeses, de trajes tradicionais, de marcenaria ou de ferro forjado e cutelaria); ou oficina de fumeiro; ou oficina de panificação e doçaria tradicional. Tudo isto acompanhado por guia local e a terminar sempre com mais um almoço ou jantar com várias iguarias transmontanas.

E eu já estou para aqui com água na boca e a não ver a hora de rumar ao Norte.

Quem quer vir também?

#rotaterrafria

 

 

 

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios têm *.


Preencha o CAPTCHA *