Carbonara light

Vou contar um segredo, eu que não me perco por hidratos de carbono em geral – adorooo bom pão regional, mas essa outra história- não resisto sabem a quê?
A carbonara da minha amiga D. É que é assim uma coisa do outro mundo. E não tem sequer queijo que ela não gosta. Não sei bem qual é o segredo mas sei que que sempre que ela a faz, eu não como um prato, eu como dois, três… enfim … até acabar. Felizmente a minha amiga faz me este prato no máximo uma vez por ano, senão em vez de uma catarina já havia duas ou três 😉

Um dia destes vi esta receita do Jamie Olivier de uma carbonara mais light e saudável e resolvi experimentar.
Não ficou a da minha amiga mas é muito boa e dá para comer sem nos desfazermos em culpas e irmos internar nos no ginásio durante uma sema

 

Aqui fica a receita para 2 pessoas:

1 courgete grande
100 gramas de massa integral
100 gramas de bacon as tiras
1 gema de ovo
3 colheres de sopa de natas de soja light
3 colheres de sopa de parmesão ralado
Pimenta preta
Tomilho

Começar por tostar o bacon numa frigideira com uma mão cheia de folhas de tomilho. Não precisa adicionar azeite pois o bacon já tem gordura. Polvilhe com pimenta preta.
Entretanto cozinhar a massa conforme as instruções na embalagem.

Cortar a courgete em fatias médias,juntar ao bacon. Não deixe que cozinhe demais, a ideia é que fique crocante. Junte a massa já cozida. Reserve uma chávena de café da água de cozer a massa.

Numa tigela bata as gemas, com as natas e o parmesão.

Retire a frigideira do bico e quando deixar de ouvir a gordura do bacon a fervilhar pode adicionar a mistura dos ovos com as natas. Envolva bem. Polvilhe com mais tomilho e pimenta preta.

Experimente que fica uma maravilha. E saudável. E pouco calórico. O que mais se pode querer?

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens