Desde que a pequena F. começou a comer sólidos, que uma das minhas preocupações foi arranjar alternativa às bolachas Maria e afins.
Qualquer criança é um pequeno monstro das bolachas e a verdade é que as de compra são um poço sem fundo de ingredientes que não interessam ao menino Jesus.
Há 2 anos que ando nesta batalha: conseguir uma receita de bolachas saudáveis, fáceis de fazer, rápidas, que sejam boas e que ainda por cima sejam passíveis de serem feitas a 4 mãos. A pequena F. gosta de participar e eu gosto que ela participe, por isso ficam logo descartadas aquelas bolachas que não podem ser moldadas.
Não tem sido fácil garanto. Mas lá descobri e ufa… resultou bem. A massa é super simples de fazer, tem espaço para dar largas à imaginação e é fácil de moldar, ou seja não fica demasiado pegajosa nem liquida. E a pequena F. adorou o resultado final.
Foi feita com os ingredientes que eu tinha à mão, mas para a próxima ainda vou acrescentar também umas sementes de chia ou de papoila, gengibre em pó ou coco ralado.
Receita para umas 12 bolachinhas:
- 220 gramas de farinha de aveia
- 60 gramas de amêndoas raladas
- 2 colheres de sopa de açucar de cana
- 3 colheres de sopa de óleo de coco ou de azeite
- 80 ml de leite
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de chá de fermento para bolos
Misturar tudo com um processador de cozinha, uma batedeira ou à mão. Polvilhar a bola de massa com um pouco de farinha de trigo para que ela descole finalmente dos dedos. Moldar a gosto e levar ao forno em cima de papel vegetal durante uns 15 minutos a 180 graus. Retirar ainda moles, que endurecem ao ar.
Deixe um Comentário