Este foi o jantar de um destes dias cá por casa. Camarões à birmanesa.
Eu e o meu marido, o F, estivemos em Fevereiro em Mynamar, antiga Birmânia e apesar das experiências gastronómicas não terem sido das mais fulgurantes – pouca variedade, tudo muito à base de caril e com demasiado óleo- resolvemos não fugir à regra e comprar um livro de cozinha local.
E surpreendemente, não é que este está cheio de receitas maravilhosas? Esta que fizemos um destes dias é um dos exemplos. Uns camarões tigre com molho de açafrão e paprica. Uma maravilha e ainda por cima foi rapidissimo. Aqui segue a receita:
Para 2 pessoas
- 8 camarões
- 2 tomates
- 2 cebolas médias
- 2 colheres de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de açafrão
- 2 colheres de sopa de paprica
- 1 colher de sopa de molho de peixe (compra-se na parte internacional dos hipermercados ou para quem mora em Lisboa no supermercado Chen no Martim Moniz)
Comece por descacar os camarões deixando a cabeça e o rabo. Polvilhe os com o açafrão e sal.
Pele os dois tomates e reduza a puré num trituradora. Numa frigideira fundo ou num wok, aloure a cebola e o alho com um fio de azeite. Junte o tomate, a polpa e a paprica e dois minutos depois os camarões. Deixe 15 minutos em lume brando e está pronto. No fim se quiser pode polvinhar com cebolinho cortado aos pedacinhos, ou pôr umas gotas de molho picante.
Acompanhe com arroz e grelos salteados.
E que bons que ficaram…
Blog Comments
Jose do Nascimento
4 de Setembro de 2013 at 22:15
Gostei muito dos camarões à Birmanense. experimentei fazer esta receita e devo dizer, que é comer e chorar por mais