Costa Amalfi… mais um destino maravilhoso para o Verão

  • Home
  • Europa
  • Costa Amalfi… mais um destino maravilhoso para o Verão

Estive lá há uns anos e adorei. De Ravello a Positano é tudo de sonho. Ainda por cima com água quente e restaurantes fabulosos. Voltava para lá já amanhã 😉

Aqui fica a reportagem que escrevi na altura para a revista Sábado:

” Dias com sabor a limão

A pouco mais de 200 quilómetros de Roma, Amalfi junto ao mar e Ravello nas montanhas são duas pequenas vilas de Verão cheias de charme latino. O melhor do melhor no Mediterrâneo.

No século X assumiu-se como potência marítima, dominando as rotas comerciais com o Mediterrâneo oriental. Desses tempos, Amalfi mantém até hoje os traços bizantinos. Pequena vila junto ao mar, a cinquenta quilómetros de Nápoles, no sopé de grandes montanhas verdejantes, é hoje uma das mais bonitas estâncias balneares da costa italiana. Praias de mar azul-turquesa, ruelas com restaurantes típicos com cheiro a pizza, acabada de sair do forno de lenha, largos com esplanadas e geladarias, lojinhas de produtos artesanais. Tudo ainda com um ar muito provinciano, longe dos resorts cosmopolitas.

Pelas montanhas em socalcos, sucedem-se os terraços de limoeiros, produto característico da zona e que serve para fazer o famoso licor local: Limoncello. Não deixe de provar. Depois de um spaguetti com amêijoas – prato típico desta costa – não há melhor forma de terminar o jantar do que com um cálice de sabor a limão. Bem gelado.

Aproveite as praias da zona e não deixe de alugar um dos muitos barcos disponíveis na marina, para percorrer a costa e descobrir as várias enseadas e grutas. A Gruta da Esmeralda, em tons de verde irreais é uma das mais famosas da zona. De regresso à vila visite a Catedral de Santo André, de cúpula bizantina e grande escadaria, bem na praça central.

330 metros acima de Amalfi, fica Ravello, uma pequena vila descrita por muitos como “o paraíso na terra”. O romantismo do local, cheio de pequenos miradouros forrados de buganvílias, deu mesmo mote a um ditado italiano que diz que “os poetas vão a Ravello para morrer”. Se tiver dúvidas basta visitar os dois jardins magníficos com vista sobre o mar, Villa Rufolo e Villa Cimbrone. Este último foi durante muitos anos o refúgio preferido da actriz Greta Garbo. Já a Villa Rufolo, era um dos sítios onde o compositor Richard Wagner procurava a inspiração para as suas obras. É em sua homenagem que todos os anos este jardim recebe o famoso festival de música da vila que tem lugar entre Março e Outubro. De música clássica ao jazz, tenha atenção à compra dos bilhetes que normalmente esgotam com bastante antecedência.

Para ir de Amalfi a Ravello pode optar pelo carro e seguir pelas estradinhas sinuosas que caracterizam a zona, ou então subir a escadaria de 600 degraus que liga as duas povoações. Escolha o final da tarde para apreciar o pôr-do-sol sobre a costa.

Lá chegado acima para recuperar o fôlego e as energias aproveite para jantar no Cumpa Cosimo, umas das melhores trattorias da zona. Um ambiente familiar, comida caseira, sabores tradicionais. Prove a pasta com molho de tomate e o cabrito assado no forno.

Se preferir ficar por Amalfi, reserve então uma mesa na Trattoria San Giuseppe e prove as pizzas em forno de lenha. Como sobremesa não perca os gelados da geladaria Savoia. Se não são os melhores do mundo, andam lá perto.”

 

 

 

Tags:
Deixe um Comentário