E continuando pelo Mar Egeu…

 

Arte à beira do Mar Egeu

Parece uma galeria de arte mas é um hotel. Repleto de obras contemporâneas, no Sul da Turquia. Chama-se Casa Dell’ Arte e foi eleito pela revista “Travel and Leisure” como uma dos melhores 30 destinos do mundo.

Tem um nome latino mas fica na Turquia, é suposto ser um hotel mas mais parece um museu de arte moderna. É assim o Casa Dell’Arte, na costa do Mar Egeu, a escassos quilómetros da localidade de Bodrum.

À beira de um mar cálido de um azul intenso, com apenas 48 suites, decoradas cada uma de forma personalizada, três restaurantes, uma piscina, um jacuzzi, um terraço e uma praia privativa, é fácil perceber porque é que o Casa Dell’Arte foi considerado pelo jornal inglês “The Guardian“,  o Melhor Boutique Hotel da Europa, em 2007.

Não faltam ainda alguns pormenores que marcam a diferença, como o iate disponível para hóspedes que queiram dar um passeio ao pôr-do-sol, ou a colecção de carros antigos para os que prefiram dar uma volta pela costa ao volante de um “Dona Elvira”.

Outro pormenor: o Casa Dell’Arte tem uma cozinha “gourmet” para os que não dispensam levar o seu próprio cozinheiro mesmo durante uns dias de férias à beira-mar.

Com a decoração de base a primar pelo branco, as pinceladas de cor são dadas pelas inúmeras esculturas e pinturas espalhadas pelas paredes. Com principal destaque para os artistas turcos, não faltam obras de pintores como Hamit Gorele, Fiket Mualla, Nuri Iyem e Mehmet Guleryuz. Um grande quadro do pintor colombiano Botero é o “ex-libris” da sala de estar. Para além dos exemplares de arte moderna, não faltam também várias antiguidades, numa mistura harmoniosa.

À volta da piscina, o espaço é dedicado a exposições de fotografia.  Tudo isto surgiu da ideia de um casal turco com um grande gosto pela arte que resolveu um dia construir não um hotel, mas um local que pudesse proporcionar “uma experiência”.

Para lá do hotel, Bodrum marca pela baía repleta de iates, o paredão ladeado de palmeiras, as casinhas brancas pela encosta abaixo. O Castelo de São Pedro, construído em 1406 é o marco da vila. Não deixe de visitar, a vista das suas ameias é imperdível.

Quarto duplo a partir de 300 euros

www.casadellartebodrum.com

Como ir

A Turkish Airlines voa de Lisboa para Bodrum com escala em Istambul com tarifas a partir dos 400 euros por pessoa.

Onde comer

No Gonca balık. Fica mesmo ao lado do hotel e tem tapas turcas e peixe fresco. Peça o Meze para entrada e beba Raki para acompanhar.

A não perder

Uma saída para mergulhar ao largo da costa do Mar Egeu. Faça a marcação no próprio hotel. Cada mergulho com aluguer de equipamento completo fica por 25 euros.

A visitar

O Mausoléu de Halicarnasso. Datado de 355 a.c era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens