E o que eu gosto do Umai?

Não sei se é ou não, mas para mim é sem dúvida o melhor restaurante asiático de Lisboa e arredores. Sem porquês nem senãos, apenas porque sim, porque é muito bom , porque é super original, porque saio sempre com vontade de voltar no dia seguinte. E “revoltar” no outro. Se assim fosse possivel.

Não conhecem? Então aqui vai as direcções: Já foi em São Bento, numa salinha que mais parecia um corredor, despojado de qualquer decoração, glamour ou afins, valia a comida por si só e já isso bastava e sobrava.

Há cerca de um ano resolveu que já era um moço crescido e mudou se para morada nobre, ali para os lados do Chiado, porta ao lado do novo hotel Mercy, na Rua da Misericórdia.

Refinou-se o espaço, manteve se o menú (graças a todos os santinhos e a mais alguns que surgiram só para o propósito).

Há menús de desgustação mas também pode escolher à la carte. Ou o melhor do melhor ir a uma Quinta Feira e aproveitar o dia do mercado. Mais ou menos explicado é o dia que os donos do estaminé, Paulo Morais e Anna Lins, vão até ao mercado e resolvem dar azo à imaginação com os produtos que encontram pelas bancas fora e que lhes parecem mais apelativos.

À noite, oferecem o resultado aos clientes num “Menu do Mercado”.

Vai um exemplo: “Salada de papaia verde com camarão seco, sopa fria de maracujá e melão, mexilhão com lemongrass e leite de côco, salada de Laos com frango marinado e arroz crocante.”

Mais um exemplo: “Pratos trazidos da Tailândia, Japão, Coreia, Índia, Birmânia, entre muitos outros, confecionados na rua, em bancas típicas ou em mercados locais, são a nossa inspiração…Satay de peixe, Khao op saparod (arroz salteado com frango, abacaxi e amendoim), Khao swé umai (massa c/ caril aromático), passando por um característico snack indiano, o Far far c/ madras.”

E já salivando, passo agora a enumerar o meu último jantar neste templo asiático, que como não sendo Quinta Feira, se ficou por um menu à la carte. Também muito bom, aqui me confesso. E vamos lá a isto:

Para começar, um pratinho de sushi, que o Umai é asiático e o Japão também fica por lá.

Makimomo Moriwase

Makimomo Moriwase

Já com os pauzinhos em riste, seguimos um atum fresco braseado em crosta de tomilho, magnifico:

UmaiSeguimos caminho para a India, com umas chamuças de caril com molho de menta,

aril sobre nuvem de mentol

chamuças de caril sobre nuvem de mentol

Passámos ainda pela China, com uns fantásticos pastéis de vieira… DELICIOSOS

pastéis de vieira

pastéis de vieira

E terminámos na Tailândia com uma sopa picante de massa e vegetais,

IMG_1379Sobremesa? Consta me que são boas mas nunca consegui provar, fica para a próxima. Pois haverá sempre próxima.

  • Umai – Chiado
  • Local: Lisboa, Encarnação, Rua da Misericórdia, 78
  • Telefone: 967271281
  • Horarios: Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado e Feriados das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
    Website: http://restauranteumai.blogspot.pt
  • Espaço para fumadores: Não
  • Preço médio: 40 euros por pessoa
Tags:
Deixe um Comentário