Não sei se é ou não, mas para mim é sem dúvida o melhor restaurante asiático de Lisboa e arredores. Sem porquês nem senãos, apenas porque sim, porque é muito bom , porque é super original, porque saio sempre com vontade de voltar no dia seguinte. E “revoltar” no outro. Se assim fosse possivel.
Não conhecem? Então aqui vai as direcções: Já foi em São Bento, numa salinha que mais parecia um corredor, despojado de qualquer decoração, glamour ou afins, valia a comida por si só e já isso bastava e sobrava.
Há cerca de um ano resolveu que já era um moço crescido e mudou se para morada nobre, ali para os lados do Chiado, porta ao lado do novo hotel Mercy, na Rua da Misericórdia.
Refinou-se o espaço, manteve se o menú (graças a todos os santinhos e a mais alguns que surgiram só para o propósito).
Há menús de desgustação mas também pode escolher à la carte. Ou o melhor do melhor ir a uma Quinta Feira e aproveitar o dia do mercado. Mais ou menos explicado é o dia que os donos do estaminé, Paulo Morais e Anna Lins, vão até ao mercado e resolvem dar azo à imaginação com os produtos que encontram pelas bancas fora e que lhes parecem mais apelativos.
À noite, oferecem o resultado aos clientes num “Menu do Mercado”.
Vai um exemplo: “Salada de papaia verde com camarão seco, sopa fria de maracujá e melão, mexilhão com lemongrass e leite de côco, salada de Laos com frango marinado e arroz crocante.”
Mais um exemplo: “Pratos trazidos da Tailândia, Japão, Coreia, Índia, Birmânia, entre muitos outros, confecionados na rua, em bancas típicas ou em mercados locais, são a nossa inspiração…Satay de peixe, Khao op saparod (arroz salteado com frango, abacaxi e amendoim), Khao swé umai (massa c/ caril aromático), passando por um característico snack indiano, o Far far c/ madras.”
E já salivando, passo agora a enumerar o meu último jantar neste templo asiático, que como não sendo Quinta Feira, se ficou por um menu à la carte. Também muito bom, aqui me confesso. E vamos lá a isto:
Para começar, um pratinho de sushi, que o Umai é asiático e o Japão também fica por lá.
Já com os pauzinhos em riste, seguimos um atum fresco braseado em crosta de tomilho, magnifico:
Seguimos caminho para a India, com umas chamuças de caril com molho de menta,
Passámos ainda pela China, com uns fantásticos pastéis de vieira… DELICIOSOS
E terminámos na Tailândia com uma sopa picante de massa e vegetais,
Sobremesa? Consta me que são boas mas nunca consegui provar, fica para a próxima. Pois haverá sempre próxima.
- Umai – Chiado
- Local: Lisboa, Encarnação, Rua da Misericórdia, 78
- Telefone: 967271281
- Horarios: Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado e Feriados das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
Website: http://restauranteumai.blogspot.pt - Espaço para fumadores: Não
- Preço médio: 40 euros por pessoa
Deixe um Comentário