A nova Saint Tropez
À beira do Mar Egeu, no Sul da Turquia, Turkbuku tem-se tornado nos últimos anos um dos destinos mais “in” para uns dias de Verão. Bons restaurantes, hotéis design, uma noite muito “fashion”. Tal Ibiza ou Cote D’ Azur.
O que é que têm em comum Tom Hanks, Sienna Miller, o Príncipe Carlos e Uma Thurman? Todos são fãs de Turkbuku. Na costa Oeste da Turquia, quase a roçar o Mediterrâneo, esta pequena vila de ar piscatório, tem vindo a impor -se nos últimos tempos como um dos “hot spot” dos meses estivais.
Entre casinhas brancas em ruas ingremes viradas para o mar, começaram a surgir pequenos boutique hoteis, restaurantes “gourmet”, bares a céu aberto, à beira de água, decorados por Philippe Starck. A dar ares de Miami, com uma “movida” a lembrar Ibiza e o charme do litoral francês, percebe-se porque é que lhe chamam já a nova Saint Tropez.
As águas mornas, o sol, as noites quentes fazem com que desde a última quinzena de Julho a finais de Setembro, Turkbuku deixe de ser uma pacata vila no litoral da Turquia, para passar a ser porto de grandes veleiros e celebridades do mundo inteiro. Não há praias de areia mas não faltam bons clubes com decks com espreguiçadeiras e acesso directo ao mar. Não se paga entrada mas há consumo obrigatório. Os mais “in” da zona são o Maki, o Na Na e o People. O primeiro é mais elitista, o segundo tem festas a partir do meio dia com Dj’s a animar as hostes e o terceiro é mais heterogéneo.
Em Turkbuku a diversão começa cedo e segue pela noite dentro. Ao final da tarde o paredão em redor da baía enche-se de “glamour” com um autêntico desfile da elite turca e vips internacionais. Janta-se tarde nos restaurantes sobre ao mar, à luz de velas e archotes. Peixe e marisco são os principais pratos da zona, para além de algumas especialidades tipicamente turcas como as almôndegas de carneiro e vegetais em molho de tomate picante ou os vários Kebabs.
Depois de jantar não faltam sítios onde ir beber um copo e dançar sob as estrelas. O Bianca é um dos mais badalados da zona. Todo decorado a branco, ao nível do mar, tem piscina, palmeiras, vários restaurantes, bares e boutiques.
Como ir
A Turkish Airlines voa de Lisboa para Turkbuku com tarifas a partir dos 400 euros por pessoa.
Onde ficar
No EV, um “design” hotel todo em branco. Não se espante se se cruzar no corredor com o Michael Douglas ou a Paris Hilton. Duplo a partir de 150 euros. www.evturkbuku.com
Onde comer
No Sea Balik. Comece pelos Mezes turcos e continue com um dos vários pratos de marisco. A tempura de camarão é a não perder. Preço médio por pessoa: 45 euros.
Pela noite dentro
Vá beber um copo ao Ship Ahoy. Mesmo sobre o mar, é ao ar livre, tem boa música e muito “beautiful people”.
A visitar
O Castelo de São Pedro, construído em 1406 é o marco da vila vizinha de Bodrum. Das ameias consegue ver toda a península.
Deixe um Comentário