Em busca do melhor ceviche

ceviche

Cada um tem a sua pancada… eu e o “meu homem” andamos agora com uma nova: descobrir a receita do melhor ceviche.

Mas vamos por partes, para quem está a léguas da matéria, ceviche  é um prato de origem sul americana baseado em peixe cru marinado em sumo de limão ou de lima. Normalmente é utilizado peixe branco, de carne firme e camarão. Outros ingredientes obrigatórios são a salsa ou coentros, a cebola e o piri-piri.

Mas como nem toda a América do Sul é igual, assim também o ceviche varia de país para país. E aqui começa a discussão: o primeiro ceviche que comi na vida, foi no Chile, num chiringuito (tasca na praia) em Zapallar e vinha com pouco caldo, mas muito bem marinado, com bastante cebola e um travo intenso a limão. Depois voltei  a experimentar outra versão em Moçambique numa festa em casa de uns amigos peruanos. Aqui o peixe apareceu misturado com batata cozida, não fosse a batata um dos alimentos principais da culinária peruana. Já o “meu homem”, o primeiro ceviche que provou foi nas Galápagos, servido à moda do Equador, estilo sopa.

Gostos à parte, resolvemos há uns dias partir para a cozinha para o tira teimas. Ou melhor, partiu ele, comemos os dois e não chegámos a conclusão alguma.

Aqui vai a receita à moda do ceviche à moda das Galápagos para duas pessoas:

  • 1 robalo fresco
  • 10 camarões frescos, médios/ grandes
  • um molho de coentros,
  • uma cebola roxa
  • alho
  • dois tomates
  • um pimento encarnado
  • sal
  • pimenta a gosto ou piri-piri

Numa panela fervem-se duas canecas de água com o pimento cortado aos pedaços.

Marina se no sumo de um limão, os camarões descacados e a carne do robalo, sem espinhas e sem pele. Quando a água tiver fervido, coa-se e mistura-se com o peixe, o tomate pelado e o sumo de limão da marinada. Pica se a cebola e o alho e junta-se.  Tempera-se com sal e pimenta ou piri piri a gosto e polvilha-se de coentros.

Et voilá. O resultado ficou muito bom, mas pouco a ver com o ceviche que tinha experimentado no Chile e em casa dos peruanos.  Já o cozinheiro de serviço, garantiu que este era bastante semelhante ao que provou nas Galapágos.

 

Tags:
Blog Comments

Quem me dera ser ceviche!…ai…ai…

hihihih..

Deixe um Comentário