E como ontem a nossa seleccção lá ganhou finalmente o bilhete de entrada para o Brasil, deixo aqui hoje a receita da feijoada da Tia Lea, a senhora que serve como ninguém uns almoços ao fim de semana na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. Como fica um pouco longe para dar lá um saltinho já este Sabádo, aqui fica a receita.
Ah para quem não é vegetariano, já fiz esta receita várias vezes, e os “comensais” eram capazes de jurar que tinha carne 😉
Feijoada (vegetariana) da “Tia Lea”
“Oi galera tudo bom?”, assim fomos recebidos, eu e o Fernando, em casa da Tia Lea, num Sábado dum mês de Dezembro.
Quem diria que um terraço no morro do Vidigal, uma das favelas do Rio de Janeiro, iria tornar-se de repente num dos “hot spots” da cidade maravilhosa? Tudo culpa de Tia Lea, cozinheira de mão cheia, que resolveu servir feijoada aos Sábados em sua casa. Já recebeu figuras públicas, enviou até um convite a Obama. À falta de presidentes, o desfile de celebridades nacionais, de cariocas “granfinos” e de turistas é nos últimos dois anos uma constante.
Feijão e arroz, farofa e couve, laranja e “chope”, um sambinha para animar, uma vista deslumbrante sobre o Leblon e Ipanema para compor. “Minha laje virou moda, comecei a aparecer em jornais, em revistas, na televisão, até já fiz um “videoclip” com o “rapper” americano Snoopy Dog”, confessa ufana, enquanto enche tachos e tachinhos com pedaços de porco, carne seca, farofa e feijão. Há travessas com couve, fatias de laranja e uma dúzia de sobremesas para abrilhantar o final.
Cervejinha e Guaraná para acompanhar, conversa puxa conversa, Tia Lea vai lançando a sua graça pelas mesas, posando para as fotografias, improvisando uns passos de samba, recebendo abraços e beijos. “É este calor que anima minha vida”, afirma emocionada.
O almoço termina só pelas seis da tarde, já a noite cai no morro. Despedimo-nos, prometendo voltar. Tia Lea promete continuar. “Enquanto tiver forças, a feijoada no Vidigal vai acabar não!”
Para 4 pessoas
- 2 frascos de feijão manteiga
- 1 courgette
- 1 beringela
- 1 pimento verde
- 1 lata das pequenas de tomate pelado
- 1 cebola
- 1 colher de sobremesa de chili em pó
- 1 colher de sobremesa de cominhos
- 1 colher de sobremesa de alho em pó
- louro
- azeite
- sal
Comece por cortar aos pedaços, a courgetes, o pimento e a beringela.
Num tacho, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Junte o pimento, a beringela e a courgete. Cozinhe em lume brando por dois ou três minutos. Junte o tomate pelado, o chili, os cominhos e o louro, misture bem, tape e deixe cozinhar em lume baixo por uns 10 minutos. Adicione o feijão e deixe cozinhar por mais cinco minutos, só para apurar. Rectifique os temperos.
Receita do livro:
Blog Comments
Lea silva
26 de Dezembro de 2013 at 1:56
Querida eu nunca fiz essa comida que esta nessa foto ! Minha feijoada vegetariana é a feijoada sem as carnes de porco ! Essa não tem nada haver com minha feijoada ! Porque você escreveu feijoada vegetariana da tia Léa ? Tia Léa