Garoupa à Bulhão Pato e um restaurante a não perder

No fim de semana passado conheci um restaurante fenomenal, o Água e Sal. Fica na bonita aldeia Azenhas do Mar, ali para os lados de Colares e para além de ter uma fantástica esplanada com vista para o mar, uma decoração clean – nada a ver com o rústico que impera por estas zonas- e um serviço simpático, tem bom peixe, bom marisco e um chefe que faz maravilhas com os bons ingredientes que tem.

13396_10152987227135819_7257480871832119358_n
Para primeira vez, e a conselho de uma amiga já batida neste spot, resolvemos pedir duas das especialidades da casa: a garoupa à Bulhão Pato e e os filetes de pregado com açorda de tomate arroz de alho.
O F.   adorou os filtes, e  eu não posso dizer mais do que maravilhas da garoupa. E o puré de legumes que a acompanhava? E os peixinhos da horta que nos serviram de entrada? E o molho à Bulhão Pato exactamente como eu gosto, apuradinho e com o toque perfeito do limão. Que maravilha. Fiquei fã e desejosa de provar outras iguarias de que tão bem me falaram, como a salada russa de marisco, entre outras.

 

Mas como as Azenhas do Mar não são propriamente ao virar da esquina e como passado dois dias já as minhas papilas gustativas choramingavam com saudades da garoupa do Água e Sal, resolvi lançar mãos à obra e fazer eu própria o prato deste peixe à Bulhão Pato.
E ficou bom, não tão bom, talvez por não ter a vista de mar… Mas francamente bom.
Aqui fica a receita, mas com um aviso: por melhor que fique, não deixem de provar a original no Água e Sal. É sempre outra coisa.

 

FullSizeRender-13

 

Receita para 2 pessoas:

  • 2 postas de garoupa
  • 4 dentes de alho
  • 1 molho de coentros
  • 1 copo de vinho branco
  • azeite
  • sumo de meio limão

Comecei por cozer as postas de garoupa de uma maneira muito simples e fica deliciosa: aqueça água até ferver – eu uso uma chaleira eléctrica mas pode fazer num tacho. Quando estiver a ferver mergulhe as duas postas, tape e desligue o lume. Deixe a cozer durante uns 15/20 minutos  e pronto já está.

Numa frigireira à parte, salteie os alhos laminados com o azeite e os coentros. Quando estes já tiveram alourado, junte o vinho branco e a garoupa e envolva bem as postas no molho. Deixe cozinhar durante uns 2 minutos e regue com o sumo de limão. Está pronto a servir.

Acompanhei com couves Pak Choi cozidas e temperadas apenas com um fio de azeite, vinagre, sal e pimenta preta.

Tags:
Deixe um Comentário