Há 3 anos atrás andava por aqui… e que bom que foi:
“Ao sol de Goa
Longe das “raves” e das multidões de turistas em busca de sol e festa, Palolem é uma das praias mais bonitas de Goa. Para uns dias de mergulhos, yoga, massagens e peixe fresco.
Tudo começou na costa Norte de Goa. Primeiro vieram os “hippies”, pouco mais tarde começaram as festas pela noite de dentro, à beira-mar. A zona sul continuou praticamente intacta e inexplorada durante várias décadas. Palolem é um desses exemplos. Uma calma baía, pejada de palmeiras e com um grande areal, só começou a ser descoberta pelos turistas ocidentais há cerca de dez anos. Hoje já tem vários restaurantes, bares e lojas, mas continua a conseguir manter-se longe da confusão. O areal amplo, um mar calmo e uma politica de ruído que faz com que a música acabe às dez da noite, tornam este o destino ideal para quem quer conhecer uma Goa ainda paradisiaca.
Não há alojamentos de luxo, mas apenas pequenas cabanas à beira-mar, alinhadas debaixo dos coqueiros. Lado a lado com restaurantes de praia onde se come peixe e marisco fresco, com os pés na areia e uma “Kingfisher” – cerveja nacional- bem gelada. Pode provar os pratos ao estilo indiano, com muitos caris, picantes e especiarias em geral, ou mais ao natural, só sal e limão.
Na rua principal, perpendicular à praia, alinham-se dezenas e dezenas de bancas coloridas onde tudo se vende. Túnicas, bolsas de praia, lenços, t-shirts e echarpes, redes de descanso e especiarias. Tudo muito colorido e a uns excelentes preços. Regatear faz parte da compra e é normal que um artigo seja vendido por um quarto do seu preço inicial.
Na praia também há vendedores ambulantes, carregados de colares e pulseiras. E vacas. Não faltam vacas a passear pelo areal a recordar que estamos na Índia. Numa onda muito zen, Palolem é conhecida também por ser o paraíso dos amantes do yoga. Não faltam espaços para a prática deste exercicio. Para relaxar, as massagens “ayurvédicas” são também um “must” nesta zona do estado de Goa. Entre sol, terapias e exercício, nada como aproveitar também as águas cálidas da praia de Palolem para uns mergulhos e uns passeios de caiaque – alugam-se na própria praia.
Como ir
A Qatar Airways tem voos regulares de Barcelona para Goa. Até Barcelona pode ir com a TAP. Preço total dos dois bilhetes, 810 euros.
Quando ir
Entre Novembro e Março, quando as temperaturas são mais amenas, entre os 25 e os 30 graus, a humidade é mais baixa e chove muito pouco. No resto do ano as temperaturas podem atingir os 50 graus.
Onde dormir
No Marrom, na ponta Sul da praia, a zona mais sossegada. Reserve uma das cabanas de segunda fila, não têm vista de mar mas são as mais afastadas do restaurante. Duplo por 35 euros por noite. [email protected]
Onde comer
Vale a pena ir a Panjim, capital de Goa, só para almoçar no Viva Panjim. Não há melhor sitio para experimentar o vindaloo, um molho de vinho, alho e picante que pode ser servido com frango, peixe ou legumes. Preço médio por referição: 7 euros.
A não perder
Uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Foi construída pelos portugueses em 1619. É aqui que se realiza aos Domingos de manhã a única missa em Goa que continua a ser rezada em português.
Artigo orginalmente publicado na revista Sábado
Deixe um Comentário