Vi ontem o primeiro episódio do documentário Humans que está a passar na RTP 1 às segundas-feiras à noite. E só posso dize que este é daqueles trabalhos que merece o nosso aplauso de pé. Até que as mãos nos doam,
Durante três anos, o cineasta Yann Arthus-Bertrand viajou pelo mundo na tentativa de entender a essência humana. Passou por mais de 60 países onde entrevistou mais de 2 mik pessoas. São essas entrevistas que dão origem a este documentário.
O que nos faz rir? Chorar? O que é o amor para mim ou para um esquimó? O que é a felicidade para mim ou para um sirio? O que me separa ou me une de uma jovem mulher que vive desde que nasceu num campo de refugiados no Quénia?
No fundo, o que nos torna humanos?
São histórias inspiradoras, comoventes, algumas chocantes. Isto é o mundo, isto somos nós. É disto que somos feitos. E somos mais parecidos do que podemos supôr. E deviamos ser mais solidários, mais amigos, mais próximos. Isto é o mundo. E só unidos conseguiremos um mundo melhor.
Um autêntico murro no estomâgo que me fez ficar de lágrimas nos olhos durante a hora inteira. Que me fez pensar, que me está a fazer pensar.
Desejosa de ver os episódios seguintes.
Para quem não teve oportunidade de ver aqui está no You tube .
Deixe um Comentário