Ilha da Reunião – 1º parte

Aterramos na ilha Reunião numa manhã de chuva e Saint Denis, a capital, está longe do cenário paradisíaco que imaginamos numa ilha tropical. Mas já sabíamos que assim seria, quem para aqui vem não é de todo para ficar na cidade.
Na Reunião, ilha no meio do Oceano Índico, Património Mundial é a natureza, as montanhas, os vulcões, a costa de águas azuis turquesas e praias de areia branca, as cascatas, os inúmeros trilhos para fazer por montes e vales.

 

Reza a história que foi descoberta pelos portugueses no século XVI que lhe chamaram Ilha de Santa Apolónia. Foi ocupada pelos franceses em 1642 e permanece destes até hoje.

Tem uma beleza muito selvagem, com dois vulcões, grandes montanhas e um mar pejado de tubarões.

 

 

Em Saint Denis o conselho é ficar o tempo suficiente para alugar um carro e quanto muito subir a Dos D, Ane para apreciar a vista. Foi o que fizemos, isso e almoçar no restaurante  Le Ben Ile um rougail de salsichas, um dos pratos tipicos da cozinha creola local.

 

 

 

A Ilha Reunião é uma mistura de descendentes de escravos africanos, franceses, indianos e chineses, o que se reflecte na sua cultura  e gastronomia.
Há muito desemprego, mas também há muitos fundos vindos de França e da União Europeia, a que pertencem com orgulho, vêem-se bandeiras da UE em cada esquina.
Adoram fazer piqueniques, são maioritariamente católicos, adoram desportos ao ar livre, falam pouco ou nada para além de francês e criolo e em geral herdaram dos franceses alguma arrogância. Nao são propriamente antipáticos, mas não se desfazem em amabilidades.

Com base naquilo que vi aqui fica o roteiro do que não se pode perder na Ilha Reunião:

O Cirque  de Salazie, uma das três grandes formações montanhosas  que a ilha tem e a que tem mais cascatas.  Muito verde, muitas quedas de água e um vila muito pitoresca, Helbourg, fazem desde um dos cirques a não perder. A estrada é curva e contra curva mas é linda.

 

 

 

Neste cirque almoçámos já na descida no  restaurante Cascata Branca um caril de frango com lentilhas e um guisado de porco, ambos maravilhosos. As lentilhas acho que entraram directamente para primeiro lugar no top das melhores que comi até hoje.

 

 

(continua amanhã)

 

 

Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens