Ilha da Reunião – 1º parte

Aterramos na ilha Reunião numa manhã de chuva e Saint Denis, a capital, está longe do cenário paradisíaco que imaginamos numa ilha tropical. Mas já sabíamos que assim seria, quem para aqui vem não é de todo para ficar na cidade.
Na Reunião, ilha no meio do Oceano Índico, Património Mundial é a natureza, as montanhas, os vulcões, a costa de águas azuis turquesas e praias de areia branca, as cascatas, os inúmeros trilhos para fazer por montes e vales.

 

Reza a história que foi descoberta pelos portugueses no século XVI que lhe chamaram Ilha de Santa Apolónia. Foi ocupada pelos franceses em 1642 e permanece destes até hoje.

Tem uma beleza muito selvagem, com dois vulcões, grandes montanhas e um mar pejado de tubarões.

 

 

Em Saint Denis o conselho é ficar o tempo suficiente para alugar um carro e quanto muito subir a Dos D, Ane para apreciar a vista. Foi o que fizemos, isso e almoçar no restaurante  Le Ben Ile um rougail de salsichas, um dos pratos tipicos da cozinha creola local.

 

 

 

A Ilha Reunião é uma mistura de descendentes de escravos africanos, franceses, indianos e chineses, o que se reflecte na sua cultura  e gastronomia.
Há muito desemprego, mas também há muitos fundos vindos de França e da União Europeia, a que pertencem com orgulho, vêem-se bandeiras da UE em cada esquina.
Adoram fazer piqueniques, são maioritariamente católicos, adoram desportos ao ar livre, falam pouco ou nada para além de francês e criolo e em geral herdaram dos franceses alguma arrogância. Nao são propriamente antipáticos, mas não se desfazem em amabilidades.

Com base naquilo que vi aqui fica o roteiro do que não se pode perder na Ilha Reunião:

O Cirque  de Salazie, uma das três grandes formações montanhosas  que a ilha tem e a que tem mais cascatas.  Muito verde, muitas quedas de água e um vila muito pitoresca, Helbourg, fazem desde um dos cirques a não perder. A estrada é curva e contra curva mas é linda.

 

 

 

Neste cirque almoçámos já na descida no  restaurante Cascata Branca um caril de frango com lentilhas e um guisado de porco, ambos maravilhosos. As lentilhas acho que entraram directamente para primeiro lugar no top das melhores que comi até hoje.

 

 

(continua amanhã)

 

 

Blog Comments

Bom dia, fico muito feliz por teres vindo visitar nossa ilha e saber que estas a destacar e espalhar os valores e cultura da Reuniao nu mundo.
E um prazer compartir com voce as minhas primeiras palavras escritas em portugues por parte de um verdadeiro crioulo.
Um saludo da REUNIAO

Que bom!!! Goste muito da ilha reunião!

Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens