Legumes assados no forno

fullsizerender-20

Adoro as quatro estações do ano. Gosto muito do Verão, mas quando chega ao fim, confesso que já tenho saudades do Outono, das roupas mais quentinhas. Da luz, das castanhas assadas. Até gosto dos dias mais curtos. Gosto do Inverno, do frio, de usar luvas e cachecóis. Gosto de mantas e de lareiras.

E gosto da Primavera, onde parece que tudo pode renascer, onde se sente uma vibração a novo, a boas energias. Com os dias novamente maiores, os copos ao pôr -do-sol, os jantares tardios.

Mas agora e Outono e o que sabe bem são comidas quentinhas, o forno ligado. Adoro saladas todo o ano, mas confesso que estação condiz mais com uns legumes assados no forno. Legumes da época , de cores variadas e sabores diversos.

Deliciosos com uma carne assada ou simplesmente com umas rodelas de queijo de cabra.

E ainda por cima , e para variar, é mais uma das minha receitas que não dá trabalho nenhum. É só lavar, cortar, temperar e pôr no forno. 40 minutos no máximo a assar e já está. É saudável, light mas também reconfortante. E ainda por cima deixa ficar um aroma deliciosa pela casa. Convencidos?

Receita para 2 pessoas (vai sobrar restos mas é só aquecer de novo e fica óptimo):

  • 1 mão cheia de beterraba cozida
  • 1 mão cheia de abóbora aos pedaços
  • 2 cenouras
  • 4 cebolinhas
  • 1 pastinaga
  • 1 bolbo de funcho

Coloque os legumes todos num pirex e polvilhe-os com sal grosso. Tempere as cenouras comsal, pimenta, alecrim e tomilho. O funcho com azeite, sumo de limão, pimenta e tomilho. As pastinagas com vinagre de vinho branco, azeite e uma folha de salva. A beterraba com vinagre balsâmico, oregãos, sal e pimenta. As cebolinhas com tomilho e azeite.

Leve ao forno a 200 graus durante usb 30/40 minutos. Nos últimos 2 minutos ligue o grill.

Já está.

 

 

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens