Marrocos: 8 º dia – Rabat

O dia por Rabat começou por um passeio pela avenida Mohamed V, um bonito “boulevard” cheio de palmeiras, com uma estação de comboios muito bonita, bem como vários edifícios antigos de arquitectura colonial. No topo da avenida, vale a pena visitar o recentíssimo – abriu no início de Outubro- Museu de Arte Contemporânea. Para além de um bonito edifício, a colecção também vale a pena a visita.
Daqui seguimos para o Palácio Real, onde para variar só nos foi permitido ver a porta 🙁 bonita, muito bonita… Mas uma porta…

Apanhámos um táxi e fomos até ao mausoléu do Mohammed V, todo em mármore, que fica mesmo em frente ao monumento mais famoso de Rabat:  a torre de Hassan que fez parte em tempos de uma grande mesquita que foi destruída pelo terramoto de 1755 e da qual hoje em dia só restam dezenas e dezenas de colunas.

Seguimos para o Kasbah que é giro, mas giro… todo cheio de ruelas com casinhas pintadas de azul e branco e uns bonitos jardins, virados para o mar.

E termin´mos no souk, onde se misturam ruas com lojas de tapetes, produtos em bronze e babuskas com lojas de roupa do mais fino poliester, camisolas do Cristiano Ronaldo “made in china” , cópias de filmes em DVD e quinquilharia vária.

Para despachar, terminamos a visita a Rabat com um almoço rápido num italiano incaracterístico e pomo-nos a caminho rumo ao ultimo destino da viagem: Tânger.

Tanger não ficará propriamente no meu coração. Chegámos à noite e entre “o barulho das luzes” parece mais que cheguei à Praia da Rocha ou a à Oura. Há muitos prédio altos à beira mar, uma marginal cheia de restaurantes e bares. Infelizmente chove, há poças por todo um lado e um ambiente pouco convidativo para uns grandes festejos de última noie. Acabamos a jantar no Art et Gourmet que embora venha como a melhor sugestão do Lonely Planet em Tanger, não nos convence. Fica mesmo na praça central da zona antiga e tem tanto tagines como risotos, uma mistura que acaba por ter melhor sabor do que o aspecto inicial indicaria.

Na manhã seguinte entre a chuva que teima em cair, ainda resolvemos dar uma última volta pelo souk em busca de algum compra de última hora. Aqui não há a qualidade dos produtos de Marraquexe e os preço são mais inflaccionados. Acabamos por comprar apenas tamâras e figos e pouco mais. Espera nos uma viagem longa ainda até casa…

Partimos cansados mas de coração cheio, foi uma semana em grande, carregada de aventuras, de experiências de risos e de bons momentos. Ficam as memórias para digerir com o tempo… às vezes só nos apercebemos de quanto gostámos de um sítio quando já estamos no conforto de casa.

Até um dia Marrocos…

Tags:
Blog Comments

Legal o artigo! Sou do Brasil e vou conhecer o Marrocos em jan. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Abç.

Eu faço sempre o da Tranquilidade e já tive que recorrer várias vezes e correu muito bem.

Estive no Marrocos em 2013. É mto legal! Marcelo, seguro eu sempre fecho c/ a http://www.touristcard.com.br Parace que estava rolando uma promo p/ quem apresentar o código. Usa o meu se precisar: tourist15. bjos