Mousse à Paraty

Mousse à Paraty

E para um fim de semana de calor, nada melhor do que uma sobremesa muito refrescante… como esta mousse de caipirinha. A saber e a cheirar a Verão. Deliciosa 😉

Chegar a Paraty é sentirmo-nos num cenário de telenovela, tipo Roque Santeiro. O chão de pedras irregulars – “Pé de Moleque”, assim se chama-, as casas coloniais às cores, o largo da igreja. Lindo, lindo, como só visto. E eu vi.

Monumento Histórico Nacional Brasileiro desde 1966, foi considerada pela UNESCO, o conjunto arquitectónico mais harmonioso do século XVIII no Brasil.

Era aqui que desembocava o então “Caminho do Ouro”, que vinha lá de Minas Gerais até ao porto de Paraty. Foram-se as riquezas, ficou o charme. Pequenas lojas, bons restaurantes de culinária europeia com paladares índios, esplanadas pela calçada, um molho de ilhéus lindos para conhecer de barco, pousadas, igrejas e “botecos” onde se canta pela noite fora. Chorinho e violão. Ao sabor de uma caipirinha…. Ou de várias. Com lima de verdade e cachaça directamente do alambique.

À falta de Paraty, ponho um CD de Chiquinha Gonzaga, e troco o líquido pelo sólido. Vai uma caipirinha em versão sobremesa? E ainda por cima light? Vai ver que vai ser difícil convencer os seus convidados a não lamberem o fundo da taça.

Para 4 pessoas

  • 6 iogurtes gregos naturais
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 colheres de sobremesa de raspa de lima
  • Utilizando um copinho do iogurte como medida:
  • 1/2 medida de cachaça
  • 1/2 medida de sumo de lima

Numa taça misture bem os iogurtes com a cachaça, o sumo de lima e o açúcar. Derreta as folhas de gelatina com um pouco de água no microondas. Um minuto basta. Junte à mistura dos iogurtes e da cachaça. Ponha a taça no frigorifico para solidificar durante pelo menos umas 4 horas. Sirva bem frio, polvilhado com raspa de lima.

Tags:
Deixe um Comentário