E não há cataplana como a do Ribeiro em Almancil. Boa como só visto, ou melhor, como só provado. Descobri-a há mais de 10 anos e não há Verão em qua não passe por lá em romaria, pelo menos uma vez. E já ararstei tanta familia e amigos que já devia ganhar à comissão, qual a legião de fãs que ajudei a criar.
Mas os louros a quem os merece e realmente a cataplana do Ribeiro é sublime. Com ameijoas, carne de porco e camarões. Bem apurada. Acompanhada de batatas fritas estaladiças. Com um molho guloso. Ai, ai… dizia eu que não há Verão sem cataplana e como este Verão não vai haver nenhuma incursão ao Ribeiro, visto eu estar de greve às ameijoas, resolveu se fazer cá por casa uma sucedânea da especialidade de Almancil.
Não fui eu, mas foi o meu marido que lançou mãos à obra e embora não tenha ficado igualzinha, posso dizer que ficou também esta uma especialidade. Bem mais light por sinal, que em substituição das batatas fritas (cá em casa não se fazem fritos),optou se por feijão verde. Que combina muito bem por acaso.
Aqui vai a receita:
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimento vermelho
- 200 gramas de carne de porco aos cubinhos
- 10 camarões médios congelados
- 3 tomates sem pele
- 1 colher de picante (este veio de Moçambique)
Começa -se por grelhar o pimento à parte e corta-se aos pedaços. Na cataplana, aloura-se a cebola e o alho com um pouco de azeite. Junta se a carne de porco para alourar ligeiramente.
Descascam-se os camarões.
Junta se o pimento, os tomates pelados e os camarões à cataplana, tempera-se com o molho picante, fecha se bem e deixa se ao lume durante 15/20 minutos. Delicious…
Deixe um Comentário