O Botanista

Nunca fui vegetariana pura, mas há uns anos atrás vivi em Londres com 7 bailarino/as vegtetarianos. Eram os tempos das vacas loucas, por isso carne vermelha nem vê-la. O frango não tinha sido assim muito bom ar e então o peixe… ui.

Sobravam os vegetais, bons e baratos, principalmente nos vários mercados de rua. A juntar a isso, os meus amiguinhos lá de casa fizeram o favor de me ensinar receitas vegetarianas fabulosas. Nada de duas folhas de alface e uma rodela de tomate.

Quando voltei para Portugal, a sensação de comer carne era igual a engolir pedras. Ficava super pesada, digestões lentas, menos energia.

Mas aos poucos lá fui introduzindo novamente a carne e o peixe na minha alimentação. Nunca almejei ser vegetariana e acho que o equilíbrio está em comer um pouco de tudo.

Nesses tempos cheguei a ir a vários restaurantes vegetarianos em Lisboa e acabava sempre um pouco desiludida. Em todos o cheiro a especiarias era sempre tão forte que a comida acabava por saber toda ao mesmo.  Acabei por fazer mais pratos vegetarianos em casa do que prová-los fora.

Mas recentemente uma amiga falou me no Botanista, um  novo restaurante vegan que abriu em Santos, em Lisboa, e lá resolvi ir experimentar. E fiquei agradavelmente surpreendida. O espaço é muito giro, com muitas plantas e umas amplas janelas, jazz de fundo. Uma decoração clean, empregados muito simpáticos, um atendimento rápido e, voilá, nada do cheiro que tanto caracterizava os restaurantes vegetarianos.

 

 

Tem vários pratos com um ar apetitoso: noodles de arroz em caril furtado, hambúrguer de tempeh e cogumelos em hashbrown, massa negra fresca com cogumelos e espargos trufados e afins.

Há também um menú de brunch todo o dia com várias opções vegan como portobello recheado com quinoa, revueltos de batata doce, feijão, tomate assado e creme fraiche, frigideira turca com tomatada e bacon tempeh, etc…

Para acompanhar há vários chás e infusões, kombucha, e batidos, mas também há daiquiris de cenoura, mimosas, sangrias e sakerinhas entre outros.

Como estava sozinha, num almoço que se queria rápido, acabei por provar apenas o salteado botinas de arroz integral, legumes grelhados que vinha com um fabuloso molho asiático, picante q.b.

 

 

 

Acompanhei com um chá gelado de lima e hortelã pimenta.

Não provei nenhuma sobremesa, mas que tinham um ar delicioso tinham. Além disso são todas adoçadas com açucares naturais.

Vou voltar de certeza e provar muito mais coisas.

Mais informações em: O Botanista Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens