Porco slow cooked

Já que estamos de quarentena e que supostamente não temos pressa, nada como experimentar pela primeira vez a minha panela de ferro para cozinhar devagarinho. E já agora como pesa como tudo, é óptima para exercitar os biceps 😉

Esta receita foi me dada pela minha amiga M. e ficou uma delicia!!!! É super simples de fazer. Demora pouquíssimo tempo a preparar e depois é só deixar 3 horas ao lume enquanto vamos à nossa vida.

 

Aqui fica a receita desta maravilha ( para umas 6 pessoas):

  • 1 kg de cachaço de porco
  • 1 litro de vinho tinto
  • 6 dentes de alho
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • 1 caldo de galinha
  • folhas de louro
  • pimenta preta moída na hora

Colocar o cachaço de molho com vinho tinto até cobrir, com 6 dentes de alho descascados e cortados não muito pequeno, 1/2 colher de chá de noz moscada, pimenta preta moída e umas folhas de louro. Deixar de um dia para o outro no frigorifico, virando a carne de vez em quando. Uma boa alternativa é meter tudo num saco de zip grande e ir virando o saco.

Num tacho grande e de preferência espesso, deitar um fundo de azeite, deixar aquecer e alourar a carne de todos os lados, tipo 2 minutos por lado.

Deitar a marinada por cima da carne e com uma colher de pau raspar um pouco o que ficou no fundo. Juntar um caldo knorr (eu uso galinha) e dissolver.

Tapar, baixar o lume para brando (por forma a que fique a fervilhar lentamente) e deixar assim por 3h ou até a carne se soltar do osso. Verificar de 30 em 30 min a ver se não está a pegar ao fundo. Se o tacho não vedar bem, a água evapora depressa e pode ser preciso ir juntando água.

Quando a carne estiver pronta, tirar o osso, desfiar com dois garfos e voltar a por no molho que sobrou. A carne não fica muito salgada, mas depois corrige quando absorve o molho. Se vires que o molho está muito aguado ainda, deixa ferver em lume forte sem tampa reduzindo um pouco até a consistência que gostares, mas deixando sempre liquido o suficiente para poder ser absorvido pela carne.

 

 

 

 

Tags:
Deixe um Comentário