Pode não ser a invenção do século, mas que para lá caminha, lá isso caminha.
Já há uns anos que reduzi bastante a ingestão de hidrato de carbono e então à noite nem se fala. Arroz, massa, batatas e afins só muito raramente. É claro que num risoto de cogumelos não com só os cogumelos, mas mesmo por isso é que como risotos e que tais lá muito de vez em quando. Já como acompanhamento dos vários partos opto sempre por saladas e salteados de vários vegetais.
O único senão é que adoro caris, indianos, moçambique, malaicos, tailandeses e afins. E um caril cheio de molho pede arroz e por mais que voltas que dê e já dei muitas voltas, nunca é a mesma coisa sem este. Posso pôr grelos salteados, couves, mas a verdade é que nada disto “ensopa” o molho.
Até que ontem resolvi experimentar fazer um “arroz” de couve flor, nada mais do que couve flor triturada, misturada com hortelã e cozida no microondas em 4/5 minutos.
E não é que ficou maravilhoso? Mesmo, mesmo, mesmo. Cumpre completamente a função do arroz (no caso de acompanhamento de caris, claro), sem ter os hidrato de carbono e o índice glicémico deste.
E gostei tanto que até vos conto um segredo: eu não gosto de couve flor 😉 É ou não é o cúmulo da ironia?
Aqui fica a receita deste caril maravilhoso acompanhado deste “arroz” que veio revolucionar a minha cozinha.
Receita para duas pessoas:
Rendang – (é prato tradicional da Malásia e pode ser feito com vários tipos de carne).
- 200 gramas de carne de vitela picada
- 1 pacote de pasta de rendang (consegue -se comprar no Martim Moniz ou no El Corte Inglês)
- 90 ml de leite de coco light
- 2 folhas de lima kafir
- 1 talo de capim limão
- 1 mão cheia de raminhos de couve flor
Para o arroz de couve flor
- Meia couve flor
- uma mão cheia de hortelã fresca
- sal
- pimenta preta
Para o rendang começar por alourar a carne com um fio de azeite, as folhas de lima kafir e o caule de capim limão. Juntar a pasta de rendang e o leite de coco, a couve flor e deixar cozinhar em lume brando durante uns 10 minutos.
Para o arroz, num processador triturar a couve flor e a hortelã e temperar com sal e pimenta. Levar a cozer no microondas num recipiente fechado durante uns 5 minutos.
Blog Comments
SETE DIAS SETE PRATOS · RITA CASTEL' BRANCO
20 de Abril de 2018 at 9:16
[…] amendoins ou cajus. Acompanho com “arroz de couve-flor”, invenção recente da minha amiga Catarina, já deturpada por mim. Pica-se a couve-flor, junta-se especiarias e hortelã (ou coentros), […]