Há uns anos atrás quando vivi em Londres, fiz vários amigos italianos. Entre jantares na casa de uns e de outros, fui-me apercebendo que a maioria das pastas italianas não precisa de muito labor para serem, por si só, maravilhosas. Em Portugal temos por hábito juntar tudo e mais alguma coisa a um prato de spaguetti – ele é carne, marisco, vegetais, ele é tudo isto e mais um pouco. Em Itália menos é mais; optam pelo mais simples sendo, muitas das vezes, apenas um molho bem espesso e condimentado.
Esta receita vem inspirada desses jantares cosmopolitas, regados a vinho australiano, em noites frias do Inverno londrino…quando tudo eram descobertas e começos.
Para 4 pessoas
- 300 gr de massa rigatoni
- 4 linguiças
- 2 tomates maduros
- 1 pimento verde
- ½ cebola
- manjericão
- funcho de rama
- azeite
- sal
Pique a cebola e leve a saltear num fio de azeite. Junte os pimentos cortados aos bocadinhos. Quando estes já estiverem cozinhados, adicione as linguiças previamente cortadas às rodelas.
Num tacho à parte coza a massa conforme as instruções da embalagem.
Quando pronta, escorra o rigatoni, reservando meio copo da água da cozedura.
Junte a massa aos pimentos e à linguiça e adicione o molho de tomate. Misture bem e deixe dois ou três minutos ao lume. Se o molho ficar muito espesso, junte a água da cozedura que reservou. No fim, já com o lume desligado, polvilhe a massa com o funcho de rama.
Para o molho de tomate:
Lave os tomates, faça um leve corte em cruz em cada um e coloque-os numa panela, cubra-os de água e deixe ferver pelo menos durante dois minutos, até a pele se soltar.
Retire a pele e bata-os num liquidificador.
Num tacho refogue a cebola e o alho. Junte os tomates batidos e cozinhe até obter um molho espesso. Rectifique o sal, tempere com um pouco de pimenta e folhas de manjericão picadas. Este molho pode ser
Deixe um Comentário