Foi o primeiro almoço do ano. Estava sol, um dia lindo e resolvemos pegar na pequena F. e irmos até à beira-rio. Comer uns mexilhões no Clube Naval, beber um vinho branco gelado, ficar por ali a apanhar sol. Enfim… os miúdos trocam nos as voltas e passado meia hora a pequena F. começou a choramingar de sono, a pedir casa e sesta.
Sem mexilhões nem vinho branco, chegada a casa houve que improvisar. Um resto de vieiras congeladas deram o mote, o fim de um pacotinho de arroz árboreo fez o resto. Juntou-se uma lima perdida na fruteira, um talo de aipo na gaveta dos legumes e, voilá, o vinho branco fresquinho. E assim saiu um almoço digno de um ano que começa.
Receita para 2 pessoas.
- 1 caneca de arroz árboreo
- 6 vieiras
- 1 caneca de vinho branco
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 2 colheres de sopa de aipo às rodelinhas
- 1/2 caldo de legumes
- 1 caneca de água
- parmesão ralado
- pimenta preta
Começar por saltear o aipo e a cebola com um fio de azeite. Juntar o arroz e deixar o bago “abrir”.
Juntar o vinho e deixar cozinhar até evaporar. Juntar então o caldo e água e ir mexendo até o arroz estar cozido. Quando ainda ver um pouco de caldo, juntar um colher de sobremesa de queijo parmesão ralado e sumo e raspa de uma lima.
Grelhar as vieiras à parte num chapa, temperadas com sal e pimenta preta.
Servir o risoto com as vieiras.
Deixe um Comentário