Salada Singapura…

Aqui fica uma receita ideal para estes dias quentinhos a cheirar a Primavera..

Salada Singapura

Conheci Chao Min – foi o nome que lhe dei – há alguns anos numa viagem de Singapura para Lisboa com escala em Londres.

Chao Min sentou-se no avião no lugar mesmo ao meu lado. Figura franzina de pele enrugada, metro e meio de altura, cinquenta quilos de peso bem esticados, oitenta e muitos anos de idade. Fato completo, gravata e chapéu à anos cinquenta. Como companhia uma bengala e um pequeno cartaz com o seguinte texto: “I come from Vietnam and i dont speak english.” (eu venho do Vietname e não falo inglês). Nem mais. Simples e conciso. Chao Min não falava inglês, tinha uma idade de respeito mas mesmo assim tinha a coragem de viajar. Sozinho. Com uma bengala e um chapéu.

Durante toda a viagem – 14 horas de vôo – trocámos sorrisos. Chao Min não disse palavra (claro), não tentou comunicar por gestos, não comeu, não leu, não viu filmes, não foi à casa de banho. Mas sorriu muito. Estava feliz e isso notava-se.

Quase à chegada a Londres, vejo Chao Min a abrir um bilhete de avião, olho de relance e reparo que se trata de uma ligação Londres-Amesterdão com partida prevista para uma hora atrás. Tal como eu, ele também estava em trânsito em Londres e o nosso vôo tinha partido de Singapura já com bastante atraso. Se a tarefa que o esperava, já era difícil de resolver para quem falasse inglês, mais árdua seria para quem apenas tenha um papel a anunciar que é vietnamita e não fala a lingua local.

Mal aterrámos avisei uma hospedeira da situação. Limitou-se a sorrir me com uma cara de plástico e nem me deu resposta. Não sei se ajudou e acompanhou Chao Min. Eu tive de correr para apanhar o meu vôo seguinte. Mas nunca mais esqueci o meu amigo vietnamita. Nem dele, nem da salada fantástica que comi em Singapura, em Clarke Quay, num dia de sol escaldante, com uma Tiger bem gelada como companhia.

DSC_4586

Para 4 pessoas

  • 200 gramas de carne picada
  • 1 alface
  • 1 pepino
  • 100 gramas de cenoura ripada
  • 50 gramas de amendoim com sal
  • 1 limão
  • 1 colher de sobremesa de alho em pó
  • molho de soja
  • azeite

IMG_6111

Num tacho junte a carne picada, o alho e um fio de azeite. Deixe cozinhar em lume baixo.

Lave bem a alface e disponha as folhas cortadas aos pedaços numa saladeira. Junte o pepino cortado aos cubos, a cenoura e a carne picada já cozinhada. Pique o amendoim numa picadora ou num almofariz e polvinhe a salada. Tempere com o molho de soja e com o sumo do limão e misture bem.

Esta receita é do meu livro Pelo Mundo Com os Tachos

capa_

 

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens