Adoro cozinhar, folhear livros de receitas, ler, misturar e inventar. Mas últimamente o tempo tem sido escasso, entre pequena bebé, passeios vários e muito trabalho à mistura, sobra pouco tempo para novas receitas e acabo muitas das vezes por “safar” o jantar com uns queijinhos, umas tostas, um salmão fumado temperado com limão e pimenta preta e está feito.
Mas este salmão teriyaki, um prato japonês – não pode ser mais fácil e delicioso. Há quem se dê ao trabalho de fazer o molho em si – uma mistura de soja, gengibre, saké, açúcar, vinho de arroz – o que não foi o meu caso. Este molho econtra-se à venda em quase todas as grandes superfícies na parte da Cozinha do Mundo.
Chegando a casa, bastou polvilhar as postas de salmão de sementes de sésamo e pô-las a marinar no molho teriyaki mais ao menos uma hora. Entretanto fui salteando os cogumelos, os rebentos de soja e os espinafres frescos com um fio de azeite. No fim reguei -os com sumo de limão. Foram um óptimo acompanhamento para o peixe.
Para não deitar fumo, nem cheiro e concentrar bem os sabores, cozinhei as postas de salmão em papelotes. São cerca de 20 minutos numa grelha ou numa frigideira. Fica delcioso. No fim ainda juntei sumo de lima.
A repetir.
Deixe um Comentário