Ontem foi este o meu jantar. É um prato muito rápido e delicioso, que pode ser servido tanto como sopa de entrada como prato principal.
Sopa Malaia
Gosto muito de Portugal, gosto muito da Europa, de África, dos Estados Unidos, mas não há destino em que me sinta tão distante, tão “noutro planeta” como na Ásia. Não me perguntem porquê, mas é assim. A língua, a cultura, os hábitos, a fisionomia, tudo tão diferente, tudo tão intrigante. Tenho sempre a sensação que estamos tão diametralmente opostos que não os compreendo, nem eles a mim. E gosto dessa sensação. De mergulhar num mundo estranho, sem dicionário nem tradutor.
Um dos locais onde me senti assim foi em Kuala Lumpur, capital da Malásia, cidade fervilhante, onde o ocidente, o oriente e o islamismo se misturam de uma forma única. Há lojas de alta-costura, mas o uso de burka ainda impera em algumas zonas, todas os meses abrem novos restaurantes de topo, mas as tascas de comida local com as suas grandes esplanadas enchem mal o sol se pôe. Os arranha-céus nascem que nem cogumelos, os bares e as discotecas também, mas por toda a cidade continuam a ecoar várias vezes por dia, os cânticos vindos dos grandes megafones das mesquitas, a chamar os fiéis para as orações.
Pelo meio de tudo isto, outra das coisas que mais me maravilhou na Malásia foi a comida. Uma mistura de chinesa, indiana e malaia, com aromas fortes, muitas especiarias, arroz, vegetais e marisco.
Esta receita de sopa malaia, originalmente chamada de Laksa, é um exemplo. E um óptimo e saboroso exemplo. Para começar. Simples e muito aromática.
Para 4 pessoas
- 16 camarões cozidos e descascados
- 4 ovos cozido
- 100 gramas de massa vermicelli ou de aletria
- 100 gramas de rebentos de bambu
- 1 lata de leite de coco
- 2 canecas de caldo de marisco
- 1 colher de sobremesa de gengibre em pó
- 1 colher de sobremesa de açafrão
- 1 colher de sobremesa de paprika
- 2 colheres de sobremesa de caril
- cebolinho picado
Num tacho, em lume médio, junte o leite de côco e o caldo de marisco até ferver. Baixe o lume e adicione os rebentos de bambu cortados às tirinhas e as especiarias. Vá mexendo até levanter fervura.
Numa panela à parte, e conforme as instruções da embalagem, coza a massa vermicelli ou aletria. Quando pronta, escorra e divida por quatro tigelas. Divida também o caldo e reparta os ovos previamente cozidos e os camarões já cozinhados e descascados. Polvilhe com cebolinho picado. Se gostar de sabores picantes, pode adicionar uma malagueta picada juntamente com as especiarias.
Deixe um Comentário