Sopa Moscovo

 

Sopa Moscovo
Ideal para um dia de chuva, de Outono…Esta sopa é rápida, reconfortante e muito saborosa. Pode ser servida como prato principal.

Vinte anos depois do fim da União Soviética, Moscovo é hoje em dia um dos centros do mundo. Cidade de praças majestosas, largas avenidas e igrejas sumptuosas, mantém a grandiosidade, mas ganhou glamour, modernidade, cosmopolitismo.

Em Moscovo, em pleno século XXI, vive-se e vive-se bem. Os moscovitas sabem o que querem e querem do melhor. Todos os dias abrem novos restaurantes, novos bares, novas galerias, as lojas dos melhores costureiros internacionais têm filas à porta e encomendas em lista de espera.

Antigas fábricas desmanteladas dão lugar a pólos artísticos, discotecas colossais e bares eclécticos. Pelas ruas passam Rolls Royce’s e limousines e os melhores hotéis da cidade estão lotados com meses de antecedência.

O antigo ditador socialista, Lenine, embalsamado no seu mausoléu, em plena Praça Vermelha, já não é local de peregrinação, mas o luxuoso centro comercial mesmo em frente, o Gum, onde há dezenas de lojas de alta costura, está sempre cheio de consumidores sequiosos das últimas tendências.

Se por um lado Moscovo parece uma cidade cenário, saída de um filme de época, por outro parece o palco de uma passarelle de uma qualquer semana de moda internacional. Uma mistura única entre o passado e o presente que faz desta uma cidade tão singular quanto apaixonante.

Apesar de tanta novidade, de tanto frenesim, de tanto nouvelle cuisine, algmas coisas se mantém e ainda bem. Como por exemplo, esta sopa de beterraba, chamada por eles de borscht. Apesar de tradicional, ainda nos dias de hoje marca presença em todas as ementas e vale a pena dar graças por isso. É uma maravilha e ideal para os dias frios. Para servir bem quente. A imaginar que neva lá fora.

Para 4 pessoas

  • 200 gramas de carne de vaca para guisar
  • 2 beterrabas já cozidas e cortadas às tiras
  • 1 cenoura às farripas
  • 50 gramas de aipo (o caule) às rodelinhas
  • 1 litro de caldo carne
  • 1 cebola picada
  • salsa,
  • azeite
  • sal
  • vinagre de vinho tinto (opcional)

Num tacho, em lume brando, salteie a cebola, o aipo e a carne picada com um pouco de azeite. Junte o caldo de carne e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Acrescente a beterraba e a cenoura e deixe cozer por mais 10 minutos. No fim adicione uma colher de sobremesa vinagre de vinho tinto e polvilhe com salsa picada.

 

 

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens