Adoro tascas, petiscos, pratos para picar, doses para partilhar. Gosto muito de comidas de outros mundos, mas adoro os sabores da nossa terra, o genuíno, o autêntico, aquilo que nos leva ao passado, às nossas raízes, à nossa infância e daqueles que são nossos.
Adoro espaços que nos lembram outros de outrora, que nos transportam memórias que nos fazem sentir em casa.
Por isso e por tudo o mais que desde o início deste Verão que não há fim de semana qua passe que não vá pelo menos de passagem à Taberna 2 à Esquina em Alcacér do Sal. Um restaurante que abriu pela mão de dois moços da terra, um fabuloso no atendimento, o outro com mão maravilhosa para a cozinha.
Uma sala simpática com um louçeiro que por mim já ia directamente lá para casa, umas mesas antigas e a dar o toque, uma colecção de objectos das casas lá das avós. Não falta ainda um antigo tanque de lavar roupa a fazer as vezes de lavatório.
Lá fora um alpendre, mesas com tampo de pedra e bancos corridos de madeira a lembrar as tabernas antigas. Mas aqui não há copos de três, mas bons vinhos e ainda melhores petiscos. Tudo em doses para partilhar e a preços que não vale a pena dividir.
As iguarias são mais que muitas e vão mudando consoante os dias. Constante é o pão maravilhoso de Rio Maior, as belíssimas azeitonas e as batatas fritas, que pecado, às rodelas finas, polvilhadas de oregãos.
Depois é seguir ao sabor da ementa: iscas aos pedacinhos salteadas com muito alho, os choquinhos guisados em vinho do Porto, a lingua estufada, os pézinhos de coentrada, a orelha de porco, os mil – folhas de salmão – que delicia – as burras no vinho tinto e tanto mais que sempre que lá vou ainda me surpreendo. E vou lá muito. E vou continuar. Para mal da minha dieta….
Rua da Encosta do Castelo No 21
Encerra à Segunda – Feira
Está aberto à Terça das 14h00 às 2h00 e nos restantes dias das 12h00 às 2h00.
Deixe um Comentário