Uma receita da ilha de Moçambique

Ilha de Moçambique

Como já aqui escrevi no último post, estive na Ilha de Moçambique há dois anos com a minha amiga Catarina. Eu ia fazer uma reportagem, ela ia passear e tirar fotos como se não houvesse amanhã. Antes de conhecermos o centro histórico da ilha, assentámos arraiais no Coral Lodge, um pequeno resort de nove cabanas apenas, mais próprio para uma lua-de-mel do que para uma estadia de duas amigas.

Decididos a proporcionarmo-nos uns dias inesquecíveis, os donos, Alexandra e Bart, um casal de holandeses, não se poupou a esforços: ele foi passeios de dhow – barco típico – ao entardecer, com champanhe a acompanhar; ele foi piqueniques em ilhas desertas, com lagosta grelhada, vinho branco gelado servido em copos de pé alto, toalha e guardanapos de pano; ele foi pequenos almoços de frutos exóticos, scones e muffins acabados de sair do forno, ele foi passeio de canoa pelo mar fora.

E como se ainda não estivéssemos ambas extasiadas, a cereja no topo do bolo foi mesmo o último jantar, em ambiente romântico, mesa à beira-mar à luz das velas e a maior lua cheia “dos últimos 20 anos” – como nos disseram na altura – a compor o cenário.

Como prato principal, veio o próprio chef à mesa, anunciar que tinha um prato português em nossa homenagem: “Peixe à Bolhão Pato”, assim lhe chamou. Maravilhoso, é o que tenho a dizer. Se é português não sei, que é para repetir, isso sem dúvida. Agora, sem a lua cheia, sem os pés na areia, mas com as recordações que ficarão para sempre.

ilha de Moçambique

 

Para 4 pessoas

  • 4 postas de pescada
  • 600 gramas de batatas para cozer
  • 1 molho de coentros
  • 4 dentes de alho
  • sumo de 1 limão
  • azeite
  • sal

Comece por laminar os dentes de alho e salteie-os num tacho com um fio de azeite, em lume brando. Junte os coentros e as postas de pescada. Tempere com sal e pimenta e envolva as postas nesta mistura, com mais um pouco de azeite. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume baixo cerca de 15 minutos. No fim regue as postas com o sumo de limão. Pode acompanhar com batatas cozidas. No prato, deite algum do molho por cima das batatas e se necessário ponha mais um gomo de limão. Pelo menos na minha opinião o sabor do citrino neste prato, faz toda a diferença.

 

Tags:
Deixe um Comentário