No bairro escondido de Paris

No bairro escondido de Paris

“Fica no sopé de Montmartre mas permanece com o carisma de um bairro típico. Sem restaurantes com menus turísticos nem lojas de “souvenirs”, na Abbesses não faltam pequenos bistrôs, boutiques de “designers” locais, jardins e livrarias.”

Fica no 18º bairro, na zona de Montmantre, um dos sítios mais turísticos de Paris, mas continua a ser uma zona desconhecida da maioria dos visitantes da cidade. Chama-se Abbesses e é considerado um dos “quartiers” mais carismáticos de Paris. Foi aqui que viveram Picasso e Toulouse Lautrec  e onde foi filmado o filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. No entanto, pelas suas ruas de empedrado e prédios antigos, vêem-se poucos turistas, a maioria são habitantes locais que se cumprimentam ao passar. Há mercearias, floristas, mas também pequenas lojas gourmet, padarias premiadas, boutiques de estilistas “avant gard”, bancos de jardim à sombra de árvores e até um carrossel.

 

DSC_8002

 

Para começar a descobrir este pequeno bairro o melhor é sair na própria estação de metro da Place Abbesses.  É a estação de metro mais profunda de Paris – tem 285 degraus – e é uma das últimas estações “art nouveau” ainda existentes na cidade. Desenhada pelo arquitecto Hector Guimard em 1912, tem arcos verdes de ferro forjado, luzes âmbar e um escudo com um navio, símbolo de Paris, no telhado de vidro.

Logo à saída do metro está a Igreja St Jean-l’Evangeliste de Montmartre. Datada de 1904 foi a primeira igreja em Paris a ser construída em cimento armado. No interior há vários vitrais “art nouveau”.

Do outro lado da praça, vale a pena ver o muro “Je t’aime”, uma criação artística de Frederic Baron e Claire Kito, onde se pode ler  311 declarações de amor escritas em 250 linguas diferentes.

DSC_8082

Para lá da Place Abbesses, as ruas mais pitorescas do bairro e onde se encontram a maioria das suas lojas, restaurantes e esplanadas são a Lepic, a Durantin, a Vieuville, a Yvonne-le-Tac e a Abbesses. Nesta última não deixar de provar as famosas baguetes da padaria “Au Levain d’ Antan”, vencedora do terceiro prémio da “Melhor Baguete de Paris”.

A enoteca “La part des Anges”, a livraria “Les Abbesses”, a loja de doces e flores “Ets Lion” e a boutique American Retro são outras das várias  lojas que merecem uma visita num passeio pelo bairro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:
Deixe um Comentário