Há 6 anos atrás estava por aqui…Pipa

Ao sol do Nordeste

Praia, sol e calor todo o ano. Vegetação, dunas, golfinhos, tartarugas. Boa picanha, bom marisco, caipirinhas e cerveja gelada. São estes os ingredientes que fazem de Pipa, no Brasil, um dos destinos perfeitos para uns dias à beira-mar.

IMG_0184

Eleita pelo turismo brasileiro como uma das dez praias mais bonitas do país, Pipa no estado do Rio Grande do Norte, foi durante muito tempo apenas uma pequena vila de pescadores. Só nos anos 70, as suas ondas perfeitas começaram a chamar a atenção dos surfistas. Atrás destes apareceram os primeiros cafés, restaurantes e pousadas. Hoje em dia apesar de ser um dos destinos mais turísticos do Brasil, continua a manter um ar rústico e pacato. Grandes praias de areia branca e água quente, muitos coqueiros, falésias cor de fogo, muita vegetação, pequenas pousadas, restaurantes típicos e apenas uma rua que atravessa a vila com lojinhas de artesanato local, bikinis e hawaianas.

IMG_0157

Acima de tudo nota-se um esforço de preservação da natureza, não fosse esta área do Nordeste brasileiro parte da maior reserva ecológica do estado do Rio Grande do Norte. Há tartarugas a desovar no areal e não faltam golfinhos no mar. Há mesmo uma praia chamada Baía dos Golfinhos, onde todos os dias é possível avistar vários exemplares desta espécie. Ao lado, a Praia do Amor, é a ideal para fazer surf. Em qualquer uma delas, não faltam bancas a vender camarões grelhados, caipirinhas e acaí na tigela. Não deixe de provar este último. Como o próprio nome indica, é uma tigela de gelado de açaí– um fruto tropical – com rodelas de banana, coberto de granola e mel.

A gastronomia é uma das mais valias locais. Não faltam bons restaurantes como o Rancho da Pipa, conhecido pela picanha, ou o Tapas, onde a especialidade é o salmão em crosta de sésamo.

Para além de muita praia, aconselha-se a que reserve pelo menos dois dias para passear de “buggy” pela zona. A Sul tem a Lagoa da Coca-Cola – a água tem a cor desta bebida- , o grande areal de Sagi e a Mata Estrela, a Norte tem o Parque de Genipabu, conhecido pelas suas grandes dunas, ideais para “skibunda” e “aerobunda”.

IMG_0133

 

Catarina Serra Lopes

Quando ir

De Dezembro a Março as temperaturas rondam os 35 graus e no resto do ano os 27. A temperatura da água anda à volta dos 25 graus todo ano. A época das chuvas é de Abril a Junho.

Onde ficar

No hotel Village Natureza Beach Resort. São 33 bungalows de madeira, integrados no meio da vegetação, com acesso directo à Baía dos Golfinhos, umas das melhores praias locais. Duplo a partir de 100 euros. www.villagenatureza.com.br

Onde comer

Na Panela de Barro. Com vista para o mar, tem fama de ter a melhor moqueca de camarão de Pipa e arredores. Preço médio por pessoa: 18 euros.

A não perder

O pôr do sol na creperia de Tibau, ao som das “Quatro Estações” de Vivaldi. Um momento único.

 

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens