Ilha da Graciosa – Açores

E quem diria que num ano iria 3 vezes aos Açores. E cada vez mais apaixonada por estas ilhas lindas, todas tão diferentes quanto apaixonantes.

Desta vez fomos em familia até à Graciosa e ao Faial.

A primeira foi uma surpresa para todos, a segunda um repeat para mim mas agora com bom tempo. Já lá tinha estado uma vez há 7 anos atrás mas não deu para aproveitar muito – não vi a caldeira, não fui nem às praias nem às piscinas naturais – pois esteve sempre a chover.

Mas começando na Graciosa, uma ilha onde surpresa das surpresas, há poucas hortenses – o que se vê aos magotes nas outras ilhas. Mas não deixa de ter uma paisagem luxuriante, com uma caldeira linda, piscinas naturais fantásticas, uma fantástica praia de areia.

 

 

Uma ilha pequena, ideal para conhecer em 3 ou 4 dias – mesmo se levar miúdos pequenos – onde se come uns belíssimos hambúrgueres em bolo do caco e um atum com um molho dos deuses.

 

Mas vamos por partes e comecemos por o que não pode mesmo perder:

 

Belezas naturais

 

–  Vulcão da Caldeira da Graciosa. Um sítio mágico rodeado de uma vegetação magnifica. Dentro da caldeira, pode se descer até à gruta – Furna do Enxofre da Caldeira –  através de uma escadaria com 183 graus. Valeu a pena a chuva que apanhámos na descida – e que sté serviu para refrescar que o calor era mais que muito.

Lianas e heras pendem pela descida fora, as paredes esculpidas pela lava desembocam ao fundo numa lagoa de água límpida com uma fumarola a borbulhar. Um sitio único.

 

 

Furna da Maria Encantada: muito perto da Furna do Enxofre é um tubo de lava de onde tem uma vista completa para a Caldeira da Graciosa.

 

 

Pico da Caldeirinha: A Caldeirinha, também conhecida por Algar dos Diabretes, corresponde ao único algar vulcânico existente nesta ilha e apresenta cerca de 37 metros de profundidade. É possível caminhar à volta da sua cratera e do seu ponto mais elevado, é possível avistar as ilhas da Terceira, de São Jorge, do Pico e ainda do Faial.

 

 

– Monte da Nossa Senhora da Ajuda: Este é um monte que proporciona uma bonita vista para a Vila de Santa Cruz, para além de se conseguir ver daqui aquela que é de certeza a praça de touros mais sui generis do mundo: está construída dentro de uma cratera de um antigo vulcão.

Este monte tem ainda três ermidas de grande valor, dedicadas a São João, São Salvador e a Nossa Senhora da Ajuda.

 

 

Praias e Piscinas

 

– Termas do Carapacho: umas das melhores piscinas naturais da ilha. Óptimas para miudos e graúdos, uma sem pé e com mar aberto. Outra com pé e mais fechada.

 

 

– Praia de São Mateus: é a única praia de areia da ilha, água quente, uma maravilha.

 

 

– Praia do Barro Vermelho: tem mais rocha que areia mas é uma pequenina praia muito bonita. As águas limpidas e perfeitas para um mergulho refrescante.

 

 

Restaurantes

 

– Estrela do Mar na Baía da Folga. tem uma vista bonita para o mar embora uma sala demasiado abafada. A carne é óptima e o molho que acompanha o bife de atum é dos deuses.

 

– Dophin – O sítio perfeito para provar umas belas lapas. A espetada de polvo e gambas é divinal.

 

– Hambúrguer em bolo do caco num dos cafés junto à Praia de São Mateus.

 

Pastelaria Queijadas da Graciosa : uma mistura de bons produtos açorianos (ovos,leite, manteiga e açúcar) que resulta num sabor único.

 

 -Vila Santa Cruz da Graciosa – Uma vila muito bonita, serena, de casario branco. É a principal povoação da ilha.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário