Como planear uma viagem?

ilhas Gilli

Há muitos anos que viajo, sempre em trabalho, a grande maioria das vezes também em lazer, ou há melhor do que misturar estes dois mundos?

Há força de tanta reportagem e também da Follow Me ( http://follow-me.com.pt) a consultora através da qual planeio viagens à medida, organizar uma viagem já tem poucos mistérios para mim. De qualquer forma um novo destino é sempre um novo desafio. E um caminho que tem vários passos até chegar à meta final. Aqui vão eles:

  • O clima:

Começo sempre por ver como é que irá estar o tempo no destino na altura em que quero ir viajar. Não vale a pena querer ir para as praias do Sudeste ásiatico em Setembro se esta é a época das chuvas, como não vale a pena ir esquiar para os Alpes em Agosto. Parece simples mas não é assim tanto, a grande maioria das pessoas que me chega à Follow Me sabe que quer ir para tal sitio, mas não faz a minima ideia se é estação adequada ou não e a maioria das vezes não o é. Muito por culpa das luas de mel: a maioria dos portugueses casa se no Verão e no Verão, a Europa é um forno, no Hemisfério Sul é Inverno e na Ásia é a época das chuvas. As alternativas são escassas, mas as que há são maravilhosas, como é o caso por exemplo da Indonésia, onde o clima é excelente entre Junho e Setembro.

  • O percurso no destino

Quando já se sabe que se quer ir para determinado destino, resta saber dentro dele por onde é que se quer andar. Continuando com o exemplo da Indonésia por exemplo, que é grande como tudo e com diversas opções, não é fácil decidir se se quer ir para Bali e para Java, com paragem em Singapura, ou se se prefere trocar Java or Lombok e já agora a Kuala Lumpur, e dentro de Bali? Ir a também a Ubud ou só a Kuta? Ou passar Kuta e ir para Nusa Dua?

Normalmente o que faço e muita, muita pesquisa prévia sendo a http://www.concierge.com, o  http://www.nytimes.com/pages/travel/index.html, a http://www.travelandleisure.com, alguns dos meus sites favoritos para ir procurar dicas e sugestões de percursos.

  • Os voos:

É sempre bom ter alguma flexilidade de datas para poder marcar o voos. Muitas vezes encontram-se bilhetes com grandes diferenças de preço entre um dia e outro. Normalmente para uma primeira busca recorro a sites que fazem pesquisas em todas as companhias aereas, como http://www.skyscanner.pt ou o http://www.momondo.pt.

Muitas vezes tabém vejo nas próprias companhias áereas directamente e em algumas low cost asiáticas com as quais já trabalhei várias vezes como a http://www.airasia.com/ot/en/home.page.

Para marcar os voos – eu tenho desconto de quantidade por causa da Follow Me – um dos sites que aconselho é a http://www.edreams.pt mas acedendo através da http://pt.beruby.com/novidades para poder acumular pontos que irão reverter em descontos em diversos sites.

  • Hoteis

Para marcar hoteis gosto principalmente de dois sites, 0 http://www.booking.com/index.pt.html e o http://www.tripadvisor.com.br. Um para fazer as marcações, outro para ver as opiniões, os comentários e as classificações. Também me sigo muito pelos conselhos dos sites do paragráfo anterior e pelos dos guias Lonely Planet. Normalmente não falham nem por nada. No booking também já tenho descontos pela quantidade de marcações que faço. Outros sites muitas vezes apresentam preços mais baratos, mas no final acrescentando taxas, taxinhas e comissões vindas sabe se lá de onde, vai se ver e o preço é muito superior.

Mais dicas para breve.

 

 

 

 

 

Tags:
Blog Comments

Viajar é sentir-se viva! ´Bem haja

BRILHANTE IDEIA!

Olá Catarina, ao ler este post revi-me precisamente em todas essas indecisões.

Estou a planear a minha lua-de-mel (em Junho) e não sei bem para onde me virar e o que visitar etc…

Pode-me ajudar?

Obrigado

Filipa Silva

Em relação á Lua de Mel, posso dar umas dicas.

Deixe um Comentário