Miss Jappa… o novo restaurante asiático no Príncipe Real

Em Lisboa é certo e sabido que estão sempre a abrir restaurantes novos. Não é tão certo é que todos sejam bons.

Mas quando abre um novo restaurante que tem como chef a muito prendada Anna Lins, então é motivo para fazermos uns brindes.

 

VE1U0990

 

Para quem não está familiarizado com o nome, dou já umas pistas:  já esteve à frente de restaurantes absolutamente fantásticos como o Midori, Sushi Bar da Bica do Sapato, QB Essence, Umai e o Izakaya.

E se fosse preciso mais, ainda é a única “sushi woman” em Portugal certificada pela All Japan Sushi Association.

Há pouco mais de duas semanas, juntou-se ao grupo Go Natural  num novo restaurante que tem tudo para se tornar um destino mais que obrigatório: o Miss Jappa, na Praça do Principe Real.

 

Uma decoração cosmopolita a remeter para o filme Lost in Traslation, o retrato perfeito de um Japão em movimento, cosmopolita e urbano.

 

O  néon vermelho contrasta com as mesas de madeira polida e paredes verde-água. Uma boneca MISS JAPPA, vinda propositadamente de Tóquio, esvoaça sobre uma das mesas, numa instalação do artista plástico Filipe Pinto Soares . Ao fundo, uma agradável esplanada com uma parede repleta de pequenas flores verdes e um aquecedor para os dias frios.

 

Por aqui não se pense encontrar  o sushi clássico,  a carta pensada para ser partilhada e promover diferentes sabores, divide-se entre junk food – como os aperitivos de entrada servidos em “quantos queres”, sushi, conceitos clássicos de cozinha japonesa e, em oposição, pratos “fora-da-caixa” denominados ‘Atarashi’ ou ‘New Timers’.

 

 

“Para mim, esta carta tem uma aproximação à cozinha japonesa muito fresca e atual, as divisões têm mais a ver com estados de espírito do que com o paladar do cliente: um grupo de amigos vai sair ao Bairro Alto e, provavelmente, estará mais inclinado para junk food e sushi, mas num almoço com um colega de trabalho provavelmente pediria um Ramen ou um Cachaço na Chapa”, explica a Chef Anna Lins, que confessa ter “incorporado na ementa alguns ingredientes pouco usuais no ocidente para haver uma aculturação do paladar e do conhecimento dos sabores orientais”.

No bar, o sakê é a grande aposta, mas também a bebida de eleição japonesa é reinterpretada ao servir de base para alguns dos cocktails apresentados, numa lista a cargo de Dave Palethorpe – proprietário do conhecido bar ‘Cinco Lounge’.

VE1U1142

 

Scarlett (com abacaxi macerado, sumo de limão, sakê e lemon zest), Miss Jappa (Puré de líchias, sakê, limoncello e campari), ou Tokyo Garden (com lemongrass, lima, gengibre, Tanqueray gin, coentros, ginger ale e folha de hortelã), são alguns dos cocktails para provar. Há também sakégria (sangria de frutos vermelhos ), chás frios e quentes para acompanhar as refeições ou petiscar.

Na noite que por lá estive provei vários pratos maravilhosos:

Começámos com uns “quantos queres” com ervilhas wasabichips de wonton, chips de camarão e amendoins com caramelo de miso.

IMG_2167

 

Provámos um cone de choco com amêndoas, gyosa de camarão, uma roleta russa – um prato com seis gunkans, um dos quais tem uma malagueta, quem calhar tem que beber o shot do Sake.

 

 

Continuámos o manjar com um ceviche de mexilhão com molho de abacaxi e lima, muto bom.

IMG_2188

 

Um tártaro “in the box” – um tártaro de atum e salmão, abacate e cebolinho com chips de camarão e sweet chili.

 

IMG_2186

 

Um um tataki negro  com salmão enrolado em alga nori, molho de agrião com wasabi e pimenta rosa. Estava maravilhoso.

 

IMG_2189

Ainda provámos uma seleccão de sushi e sashimi que estava divinal e muito criativo.

 

IMG_2192

 

E para terminar um surpreendente cachaço de porco com molho de soja, mirin e gengibre acompanhado de uns pãezinhos fantásticos cozidos a vapor. A ideia é fazer uma sanduiche com a carne, à maneira de uma “bifana japonesa” ;-). Que delicia.

Não provei, mas existem na carta outros pratos quentes como o Ramen de espinafres salteados, abóbora, shitakê em pó e ovo, ou o Ramen de camarão, corvina, espinafres, courgette grelhada e ovo; a corvina misoyaki marinada em molho dengaku que acompanha com arroz de alho e legumes asiáticos salteados.

Para sobremesa – o Miss Jappa orgulha-se de ter sobremesas “à séria” – provei uma magnífica  tarte de chocolate, toffee e gelado de gengibre.

Acompanhei a refeição com um cocktail delicioso – nada doce como eu gosto – , com o nome a casa e composto por puré de líchias, sakê, limoncello e campari.

Fiquei fã e a contar os dias para um próximo almoço oou jantar.

  • Aberto para almoços e e jantares. Encerra à Segunda Feira.
  •  Preços médios: 25 euros.
  •  Morada: Praça do Príncipe Real, 5ª, Lisboa
  • Contatos: Telefone: 21 137 9763 Telemóvel: 967 830 693

 

 

 

Tags:
Deixe um Comentário