Moqueca de Pipa
Há sítios em que somos felizes e há sítios que somos muito felizes. Pipa, no Brasil, é um deles (falo por mim). Eleita pelo turismo brasileiro como uma das dez praias mais bonitas do país, manteve-se até aos anos 70 como uma pequena vila de pescadores. Foi então que as suas ondas perfeitas começaram a chamar a atenção dos surfistas. Atrás destes apareceram os primeiros cafés, restaurantes e pousadas. Hoje em dia apesar de ser um dos destinos mais turísticos do Brasil, continua a manter um ar rústico e pacato.
Grandes praias de areia branca e água quente, muitos coqueiros, falésias cor de fogo, muita vegetação, pequenas pousadas, restaurantes típicos e apenas uma rua que atravessa a vila com lojinhas de artesanato local, bikinis e Hawaianas.
Há tartarugas a desovar no areal e não faltam golfinhos no mar. Uma praia que se chama “Do Amor”, uma creperie a partir da qual se vê um dos melhores pôres-do sol do mundo, uma lagoa que tem cor de Coca-cola, um mar quente, uns camarões grelhados óptimos e uma caiprinhas de nos fazer sorrir e dizer que a vida é linda.
E no meio disto, Pipa ainda tem a melhor moqueca de peixe que alguma vez comi. No restaurante “A Panela de Barro”, no final da vila, debruçado sobre o mar. Por isso e por tudo o mais que aqui não conto, há sítios em que fui feliz. Em Pipa fui muito feliz.
Para 4 pessoas
- 400 gramas de tamboril
- 200 gramas de camarões cozidos e descascados
- 1 lata grande de tomate pelado
- 1 cebola picada
- 1 colher de sobremesa de alho em pó
- 1 malagueta com as sementes
- 1 colher de sopa de cubinhos de bacon
- salsa
- cebolinho
- azeite
- sal
Farofa
- 8 colheres de farinha de mandioca
- 1 colher de sopa de cubinhos de bacon
- ½ cebola picada
- salsa
- azeite
- sal
Idealmente, esta moqueca deveria ser cozinhada numa panela de barro, mas como nem todas as cozinhas a têm, nada como cozinhá-la numa panela normal ou num wok.
Em lume brando, comece por saltear num fio de azeite, a cebola, o alho e a malagueta cortada aos pedacinhos. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate pelado e o sal a gosto. Deixe cozinhar uns dois ou três minutos e adicione o tamboril. Este leva poucos minutos a ficar cozido, por isso quando estiver quase, acrescente o camarão previamente cozido e descascado. Envolva bem e deixe cozinhar mais dois minutos. No fim acrescente o cebolinho e a salsa.
Sirva com arroz branco e farofa.
Farofa
Frite os cubinhos de bacon e a cebola com um fio de azeite, numa frigideira em lume brando. Adicione a mandioca, a salsa e tempere com sal. Vá mexendo até que a farinha comece a ficar ligeiramente tostada. Está pronta a servir.
Esta e outras receitas no livro Pelo Mundo com os Tachos
Deixe um Comentário