Qosqo… a busca do melhor ceviche continua

IMG_1463 Qosqo

Pois é, depois da experiência em casa, com o ceviche à moda do Equador, resolvemos ir ao restaurante peruano Qosqo, experimentar o ceviche… à moda do Peru.

O Qosqo fica na rua dos Bacalhoeiros, poucos metros depois da Casa dos Bicos, em Lisboa.  Abriu há cerca de um ano, fruto da paixão de uma peruana que veio para Portugal atrás do seu amor. Habituada a cozinhar desde pequena, começou desde o primeiro dia a reunir amigos em casa e a dar lhes a conhecer os petiscos do seu país de origem. Daí passou para o Restaurante Isaura, onde pontualmente organizava uns festins de sabores exóticos.

O pontualmente tornou se escasso para tantos pedidos e assim surgiu o Qosqo, sala pequena, informal, de cozinha aberta, mesas de madeira com individuais andinos e parede adornada com uma vista grandiosa do Machu Pichu.

O que nos levou até lá foi o ceviche, o que nos atracou a mesa e nos fez ficar, provar e provar foi tudo e mais alguma coisa. É que na verdade, os pratos são todos divinais… pelo menos aqueles que nos provámos. E a verdade é que nem aos pratos principais chegámos, contentes e felizes em provar 5 entradas (muito, muito generosas).

Começámos, como não poderia deixar de ser, pelo ceviche, aqui apresentado na forma de peixe fresco, cru, marinado em sumo de lima, com sal e ervas aromáticas, cebola roxa, batata doce e milho peruano. Uma delicia. Não desfazendo no cozinhado pelo “meu homem”, mas este assemelhou se mais ao que provei em tempos idos tanto no Chile como em Moçambique.

Ceviche

Ceviche

Seguimos contentes e felizes para uma causa recheada com atum (ou seja puré de batata com recheio de atum, molho tártaro e cebola). Sabiam que o Peru tem 5000 variedades de batata?!!!!!!

causa

causa

E nas batatas continuámos, com uma batata rellena, ou seja, uma bola de batata crocante, recheada com carne picada,  passas, azeitonas e coentros. Bom, mas bom.

Batata Rellena

Batata Rellena

Não contentes ainda nos abalancámos para um polvo marinado em pisco e sésamo, coberto com molho de azeitonas negras.

Pulpo al olivo

Pulpo al olivo

Para acompanhar este manjar dos deuses, nada melhor que a bebida tradicional do Peru, o pisco sour: um cocktail feito com aguardente vínica do Peru, sumo de lima, xarope de açúcar e clara de ovo em castelo.

A repetir. Em breve. Muito em breve.

 

 

 

Tags:
Blog Comments

Felicito-vos e desejo o melhor nesta aventura gastronómica. Vivi no Peru 15 anos e AMO a comida peruana. Espero poder visitar em breve mas cuidado… sou muito exigente hehe 😉

OLá Claudia de certeza que não ficará desapontada com o Qosqo… acho mesmo muito bom. bjs e depois dê o seu feedback.

Deixe um Comentário