Adoro tascas e adoro comida japonesa em geral, por isso quando uma amiga me desafiou para ir conhecer a tasca japonesa Kome, na Rua da Madalena, na Baixa de Lisboa, não pensei duas vezes.
Há uns anos quando estive no Japão, pecebi que o sushi e o sashimi estão para os japoneses, quase como cozido à portuguesa para nós: há às Quartas e Domingos e come quem quer.
Aquela ideia de que os japoneses estão sempre de pauzinhos em riste a comer só sushi ou sashimi é ua ideia feita por nós. A verdade é que a comida japonesa vai muito para além disto e a tasca Kome é um exemplo.
Como eramos 6 pessoas resolvemos pedir vários pratos para partilhar. Pedimos ajuda à empregada que era uma simpatia e começámos com uns croquetes de caranguejo que estavam simplesmente divinais.
Continuámos com uma tempura óptima e uns Takoyaki – umas bolinhas de polvo – que para mim estavam demasiado apuradas, talvez molho de peixe a mais, não sei bem.
De seguida veio um prato maravilhoso de arroz com sashimi de salmão, o Zuke-Don, que estava tão mas tão bom que pedimos mais para repetir.
Provámos ainda um pato rosado que para mim vinha com um sabor a gordura um bocadinho intenso de mais.
O ambiente está engraçado, talvez com um pouco de luz a mais para o meu gosto – gosto de comer às escuras – e com um balcão envidraçado que era dispensável.
Em geral gostei bastante e achei acima de tudo um espaço com uma ementa bastante diferente do que se vê por aí quando falamos de restaurantes japoneses.
A voltar em breve.
Deixe um Comentário