Balcão da esquina, o novo spot do Vitor Sobral

balcao da esquina

Já aqui falei várias vezes como sou fã do chef Vitor Sobral. Gosto muito da Tasca da Esquina, gostei muito da já extinta Cervejaria da Esquina e idem aspas, aspas da Peixaria da Esquina.

Quando soube que tinha aberto agora o Balcão da Esquina não descansei enquanto não fui lá experimentar o novo conceito.

Fica no Mercado da Ribeira, espaço que confesso não me encanta, não gosto de estar em filas de pé à espera de fazer o pedido, não gosto de carregar tabuleiros, não gosto de ir pedir o prato a um lado, a bebida a outro, a sobremesa a outro.  É um conceito que me parece transformar aquilo que é para ser uma refeição calma e agradável, numa autêntica gincana.

Mas, felizmente o Balcão da Esquina apesar de estar localizado no mercado, dá para o exterior deste, com uma esplanada simpática e serviço de mesa. Como eu tanto gosto.

A ementa divide-se em petiscos do mar – ameijôas com gengibre e limão, camarão sakteado com malagueta e alhos confinados, lapas, casca de caranguejo -, conservas da Esquina e sanduíches da Esquina – prego de atum, bifana de espadarte etc…

IMG_5403

Como pratos, alguns tesourinhos nacionais como a bochecha de novilho, o bacalhau à brás ou açorda de camarão.

Para sobremesa Pudim Abade de Priscos para os gulosos e abacaxi com gengibre e hortelã para os mais frugais são algumas das opções.

Entre mim e uma amiga provámos  o casco de sapateira que estava bom mas nada de muito diferente do habitual e os camarões salteados que estavam para lá de divinais. Infelizmente o pão que trouxeram para podermos aproveitar o molho dos deuses, assimilava-se aos pães das cantinas hospitalares – até vinha em doses individuais dentro de um saco de papel como normalmente estes são servidos -.

IMG_5405

Ainda vão a tempo de melhorar e o que não falta em Portugal é bom pão.

Acabámos com uma tábua de queijos, com nozes e compota de abóbora e com vontade de voltar mais vezes para provar outras iguarias.

IMG_5406

Para terminar, o serviço é super simpático e eficiente.

A voltar em breve.

Tags:
Deixe um Comentário