Adoro pratos de bacalhau, praticamente todos, sem excepção. Seja apenas cozido com batatas e bróculos, seja mais elaborado. Acho que era mesmo capaz de comer bacalhau todos os dias, se fosse obrigada a escolher um único prato. Sei imensas receitas de bacalhau e inclusive até já inventei uma – Bacalhau à La Catarina – , que baptizei com o meu nome e tudo 😉
Depois de um almoço de Domingo em casa de amigos, onde o rei da festa foi o bacalhau cozido com grão – estava delicioso – o anfitrião enviou me ontem esta receita de Bacalhau à Reis Torgal para eu experimentar. Fi-la logo no próprio dia e ficou muitoooooo boa. Experimentem. Como é meu hábito já fiz algumas alterações à original – as batatas devem ir já meio cozidas para o forno para ser mais rápido e cortadas mais finamente do que 1 cm como dizem originalmente – e ficou maravilhoso. Acompanhei com uma salada de folhas verdes e tomate cereja. A dose é para duas pessoas.
Bacalhau à Reis Torgal
- 1 posta grande de bacalhau demolhado
- 5 batatas pequenas ou duas médias às rodelas
- azeite
- 2 dentes de alho laminado
- 2 cebolas às rodelas
- 1 ramo de salsa
- 1 ovos cozido
Coze-se o bacalhau numa caçarola durante 20 minutos.
De seguida desmancha-se às lascas tirando peles e espinhas; volta para a caçarola cobrindo agora de leite quente durante 2 horas.
À parte põe-se azeite, cebola e alho a alourar.
Coloca-se o bacalhau e as batatas previamente cozidas, por camadas num pirex, e rega-se tudo com o azeite, cebola e alho. Vai ao forno 10 minutos.
Serve-se bem quente, polvilhando com salsa picada e ovo cozido às rodelas.
Deixe um Comentário