E continuando pela costa amalfitana – Positano

Uma das vilas a não perder na costa Amalfi. Além disso, é onde há a maior praia pública desta costa. E lojinhas fantásticas e restaurantes maravilhosos…

Aqui fica a reportagem que escrevi na altura para a revista Sábado:

” O charme à beira-mar

Ruelas estreitas, restaurantes panorâmicos, casinhas coloridas pelas encostas, lojas “trendy”, galerias de arte, boutique hotéis. É assim Positano. A terra que o escritor Steinbeck disse um dia nem parecer bem real.

Construída nas escarpas da costa Amalfi, acerca de 50 quilómetros de Nápoles, a pequena vila de Positano é um dos destinos de Verão mais charmosos de Itália. Cenário de filmes como “O talentoso Mr Ripley”, destino favorito de celebridades, artistas e aristocratas, como Jacqueline Onassis, Francis Ford Coppola, Sienna Miller e o Prémio Nobel da Literatura, John Steinbeck,  Positano é bem mais que uma vila à beira-mar.

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, com apenas cinco quilómetros de largura, foi crescendo pelas encostas, entre ruas e ruelas por onde se enfileiram esplanadas, galerias de arte, lojas ecléticas, antigos palácios transformados em pequenos hotéis de charme. Tudo isto com o mar ao fundo, e muitas buganvílias a dar cor. Comida excelente, bons vinhos e muito “limoncello”,a  bebida típica da zona, à base de limão.

Perfeita para umas férias tranquilas, Positano é o destino ideal no mês de Setembro, quando o bom tempo continua, mas a maioria dos turistas já regressaram a casa.

A praia de Positano tal como todas as desta costa, é de pedra e não de areia, o que torna essencial o aluguer de espreguiçadeiras. Duas mais um chapéu de sol fica cerca de 25 euros por dia. O mar é quente e como está protegida pela encosta, normalmente não há vento. Nas esplanadas de praia vendem-se fatias de pizza e grandes gelados caseiros. Ao final da tarde pelas esplanadas debruçadas sobre o mar, começam-se a acender lamparinas e o cheiro a forno de lenha é um “must”. Tal como uma ida ao restaurante “Il Saraceno d’Oro” que tem fama de ter as melhores pizzas e os melhores profiteroles da costa amalfitana.

Outra boa forma de conhecer Positano é de barco. A partir do mar a vista é de sonho e pode sempre seguir pela costa fora, passando por Praiano, Amalfi, Ravello e Sorrento, tudo pequenas localidades à beira-mar cheias de casinhas muticolores e traços mouriscos. O sitio na internet www.cassiopea-positano.com, é um dos muitos onde pode procurar informações sobre aluguer de veleiros.

Como ir

A TAP voa regularmente de Lisboa para Nápoles a partir de 350 euros. O hotel Casa Angelina oferece transfer aos seus hóspedes do aeroporto para o hotel.

Onde ficar

Na Casa Angelina, um dos mais bonitos boutique hotéis da costa amalfitana. Tem 39 suites sobre um mar, uma piscina panorâmica e praia privativa. Duplo a partir de 365 euros.

Onde comer

No Mamma Rosa, provalvelmente o melhor restaurante italiano do mundo. Prove os mexilhões, os “raviollis” e o bolo de “limoncello”. Preço médio por pessoa: 40 euros.

Ao final da tarde

Vá até ao terraço do hotel LE SIRENUSE, que tem a melhor vista sobre Positano, peça uma bebida fresca e fique  a ver o pôr do sol sobre o mar.

 

A não perder

Uma visita às vilas próximas, Amalfi e Ravello. Esta última é tão bonita que dizem ser  a terra “onde os poetas morrem”. Wagner e Greta Garbo foram muitos dos famosos que a escolheram como refúgio.”

Deixe um Comentário