Sopa de peixe à Tiraninha

Ontem foi dia do F. se lançar na cozinha. Ele cozinha super bem e tem alguns pratos que nem tento copiar. Ao contrário de mim é super meticuloso e perfeccionista e não se preocupa em demorar mais tempo. Não há cá cebola congelada, nem alho em pó, o tomate é sem pele, e as ervas sempre frescas.

O resultado final de ontem foi uma maravilhosa sopa de peixe, a mesma receita que fez há 1o anos atrás no dia em que convidou pela primeira vez os meus pais para jantar 🙂

 

Aqui fica a receita (podem usar garoupa ou ouro peixe como corvina ou mesmo pescada):

CABEÇA DE GAROUPA com macarrão à Tiraninha

Ingredientes (para 6 pessoas)

Cabeça de garoupa 1,8kg a 2kg dependendo do apetite – pode juntar postas para quem não gosta da cabeça

Macarrão – tamanho grande – cerca de 30 peças por pessoa – dependendo do apetite

2 cebolas

3 tomates maduros

1 molho de salsa

1 molho de coentros

1 molho de hortelã

1 copo de vinho branco seco (100ml)

Azeite

Pimenta preta em grão – 5 grãos

Sal

 

Preparação

Para quem é apreciador de cabeça de peixe não há nada pior do que encontrar escamas; é fundamental que não haja qualquer escama, pelo que a cabeça deve ser cuidadosamente escamada.

Cozer o peixe (a cabeça e as postas se as houver) em água até cobrir o peixe, juntando o vinho branco seco, sal, metade do molho de salsa, um fio de azeite e os grãos da pimenta preta.

É fundamental que não deixe ferver em cachão; coza em lume brando durante 15-20 minutos depois de começar a borbulhar; ao ferver muito o peixe pode desmanchar-se e perde qualidade. Guarde a água de cozer o peixe retirando a salsa.

 

Enquanto o peixe está a cozer, faça um refugado com o azeite, as cebolas às rodelas finas, o alho picadinho e deixe alourar; depois da cebola alourar junte os 3 tomates sem pele cortados em pedaços pequenos e junte sal. Este refugado também deve ser lento e demorado para permitir que o tomate se desfaça; quando o tomate estiver desfeito, junte o molho de coentros, a outra metade do molho de salsa, e uma quarta parte do molho de hortelã; envolva tudo e deixe ferver 2 minutos; juntar a água da cabeça (cerca de 4 conchas de sopa por pessoa é suficiente); juntar o macarrão e cozer durante 10 minutos. Agora pode levantar o lume para cozer o macarrão a seu gosto e neste momento acerte também os temperos de sal a seu gosto.

Sirva em prato fundo de sopa, colocando o peixe a gosto de cada um e o caldo da sopa sobre o peixe.

 

 

 

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens