Não sou grande fã de hidratos de carbono, principalmente ao jantar. É raro cozinhar massa ou arroz, batatas e afins. É tudo muito bom, muito guloso, mas a verdade é que se janto hidratos, acordo como se não tivesse feito a digestão.
Mas numa das últimas noites tive um jantar de sobrinhos e resolvi experimentar uma receita do Jamie Oliver com esparguete de espelta. Para quem não sabe a espelta é um cereal parente do trigo mas com mais fibras e mais proteína do que este. É também uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, riboflavina (B2), niacina (B3), tiamina (B1), vitamina E é também uma boa fonte de ferro, zinco, fósforo, magnésio, cobre e do aminoácido triptofano.
Visto isto resolvi lançar mãos à obra e experimentar a minha receita com spaguetti de espelta. E com ricotta, um queijo que não costumo usar, mas que é óptimo, por ser bastante mais light do que a maioria e com um toque cremoso que lhe permte subsituir até às natas. Além disso também é bastante mis proteico do que a maioria dos queijos.
Aqui fica:
Receita para 4 pessoas
- 200 gramas de spaguetti de espelta
- 1 queijo ricotta com 250 gramas
- 500 gramas de tomate sherry
- 3 mãos cheias de rúcula
- Azeite
- Tomilho
- Malagueta
- Raspa e sumo de limão
Numa travessa de ir ao forno disponha o tomate sherry cortado em metades e o queijo. Numa taça misture 4 colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de tomilho, uma malagueta finalmente cortada e a a raspa de um limão. Misture tudo e verta o molho por cima dos tomatinhos e do queijo. Tempere com sal e pimenta preta e leve ao forno durante 40 minutos a 180 graus.
10 minutos antes de terminar acrescente um copo de água.
Cozinhe a massa conforme a instruções e no fim misture com o queijo, os tomatinhos e a rúcula e envolva bem. Por fim regue com o sumo de limão.
Magnífico.
Deixe um Comentário