Um (fantástico) almoço Sírio na Mouraria

Já alguns anos que ouvia falar na Associação Renovar Mouraria – ajudam a comunidade local, organizam uns jantares e umas tapas, fazem visitas guiadas ao bairro etc. Nunca lá tinha ido, mas quando uma amiga me falou que agora estavam a a organizar almoços  ara ajudarem famílias refugiadas do Médio Oriente lá fui experimentar.

 

 

Foi na sexta feira passada e posso dizer que fiquei fã. Esta iniciativa vai decorrer durante todo o mês de Novembro e é essencial fazer reserva pois o espaço _ exterior e interior fica à pinha. Se estiver sol reservem mesa cá fora que o largo é muito agradável.

O almoço é cozinhado semana sim, semana não por uma família ou da Siria ou da Eritreia, custa 8 euros sem bebidas e é buffet. Tem entrada, prato, sobremesa e no dia em que fui estava tudo tão bom que só não fiquei para o lanche porque me intimei 😉

 

 

Para entrada havia fallafel – adorooooooo – pão sírio, pepino, tomate, molho de iogurte, húmus  e tabuleh – trigo com tomate, salsa, hortelã, cebola, tudo muito picadinho.

 

 

Como prato principal, Ozee .- carne com arroz e ervilhas, envolvidos em massa folhada. Não sou muito arrozeira e optei por repetir as entradas, mas quem experimentou que estava bom e então a massa folhada estava divinal.

 

 

Eu que não sou de doces, não resisti a provar a sobremesa que estava divinal: Madloah. Semolina, leite, coco ralado e pistachio. Maravilhoso.

 

 

O serviço é do mais simpático possível, os sírios servem à mesa, cozinham, arranham algumas palavras em português, as crianças brincam pelo pátio, ajudam a levantar as mesas e fazem papinhas com o resto das chávenas de café. Que isto de ser miúdo – quando se pode – é igual em todo o mundo.

 

 

Reservas através do mail: [email protected]

Tags:
Deixe um Comentário

<%-- Viagens --%> Blogs do Ano - Nomeado Viagens